Conheça as ilhas onde Bill Gates passa suas férias

Fundador da Microsof  gostou tanto que voltou neste verão para navegar na costa da Croácia

EFE,

19 de agosto de 2013 | 16h37

CROÁCIA - A vela ou a motor: o barco é a melhor forma de descobrir as águas turquesas da costa adriática croata, salpicada de mais de mil ilhas e um sem número de praias, baias e povoados pitorescos. Uma opção não desdenhada por personagens conhecidos como o fundador da Microsoft, Bill Gates, o ator Tom Cruise e a cantora Beyonce.

Tendo em conta que este cristalino mar azul é um dos mais tranquilos do Mediterrâneo, que as ilhas estão espalhadas a uma distância não muito grande umas das outras, ao longo de uma costa de quase 6 mil quilômetros que esconde milhares de lugares intactos e formosos onde só se pode chegar de barco, não surpreende a crescente popularidade do turismo náutico.

"A navegação nos oferece um verdadeiro contato com a natureza mediterrânea", comentam em uma das maiores marinhas croatas, na ilha de Krk, Claudia e Bettino, turistas italianos que há dois anos passam o verão em um iate na costa da Croácia.

Este ano eles planejam repetir a viagem ao 'divino' arquipélago de  Kornati, na Dalmácia central, passando 'sem falta' pela praia de Lubenice, na ilha de Cres, e muitos outros lugares das ilhas de Losinj e Dugi Otok.

   

Eles estão satisfeitos com os serviços para turistas náuticos, embora considerem que as marinhas oferecem pouca oferta a preços as vezes exagerados.

O arquipélago de Kornati, na Dalmácia central, ao Sul dos portos de Zadar e Sibenik, reúne 89 ilhas e penhascos com 238 quilômetros de costa, que por sua beleza e riqueza da fauna marinha formam um parque nacional.

Entre os ricos e famosos que frequentam a região, além de Bill Gates, que passou recentemente pela costa croata, está o milionário russo Roman Abramovich, o patrono da Fórmula 1 Bernie Ecclestone e artistas como Beyonce, Tom Cruise, Eva Longoria e o estilista Giorgio Armani.

As ilhas mais populares para percorrer de barco são as meridionais de Brac, Hvar, Korcula e Mljet.

   

A cantora popular americana Beyonce visitou a região algumas vezes entre 2009 e 2011, com seu marido, o rapper Jay-Z, é ficou conhecido na internet um vídeo de uma das suas excursões de iate onde ela exclama: "Tudo é perfeito. Olha esta natureza formosa que Deus criou!".

Segundo dados oficiais, em julho de 2013 a Croácia recebeu a visita de 75 mil turistas náuticos, entre eles 65 mil estrangeiros. A grande maioria são pessoas que repetem ou vão repetir a experiência.

O governo croata colocou o turismo náutico como um dos dez produtos principais da estratégia de desenvolvimento do turismo até 2020, e planeja duplicar até lá a oferta atual de infra-estrutura de hospedagem e serviços.

O país tem dezenas de empresas de aluguel de embarcações de todos os tipos e portos esportivos. Os preços para o verão partem de 2 mil euros (o equivalente a R$ 6,4 mil) para alugar uma embarcação com seis camas e três camarotes por uma semana.Os preços variam de acordo com a embarcação e a necessidade de pessoal para serviços de bordo.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, alugou há poucos dias uma suíte presidencial em um hotel cinco estrelas na cidade de Dubrovnik, conhecida como 'a pérola do Adriático'. De lá ele percorreu diversas ilhas a bordo de um iate.

Gates já esteve de férias no país em 2010, quando visitou o parque nacional de Krka e suas famosas cascatas. Ficou tão satisfeito que recomendou o destino e retornou este ano.

Os jornais croatas dizem que neste verão Bill Gates visitou primeiro a ilha de Mljet para percorrê-la de bicicleta. Na ilha existe um bosque virgem, um lago de água salgada e, nesse lago, uma ilhota com um convento beneditino do Século XII.

Tudo o que sabemos sobre:
CroáciaTurismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.