FOTO DPF
FOTO DPF

Conheça os escândalos e medidas de combate a corrupção no Brasil e no mundo

.

O Estado de S.Paulo

06 Julho 2018 | 05h00
Atualizado 06 Julho 2018 | 17h42

1977 - FCPA -  FOREIGN CORRUPT PRACTICES ACT - lei antissuborno norte-americana, que visa combater à corrupção, especialmente aquela decorrente de subornos a dirigentes governamentais, tanto nos Estados Unidos como no exterior. 

1998 - Lei de Lavagem de Dinheiro - Alinha o Brasil a práticas internacionais de compliance e cria mecanismos de prevenção e combate às ações de lavagem de dinheiro e de ocultação de bens.

2001 - Falência da  Enron - Após escândalo de que  diretores da empresa maquiavam os balancetes, enxugavam os prejuízos e inflavam os lucros, a companhia decreta rombo de US$ 1,5 bilhão. Para conter o efeito no mercado, foi criada a Lei Sarbanes-Oxley, que prevê a criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis dentro das empresas.

2002 - Primeira listagem do Novo Mercado na Bolsa brasileira. O segmento institui padrão de transparência e governança exigido pelos investidores para as novas aberturas de capital. 

2003 - United Nations Convention against Corruption - tratado multilateral negociado pelos Estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e exige que países implementem medidas anticorrupção.

2005 - Mensalão - Segundo delatou o ex-deputado federal Roberto Jefferson, políticos aliados ao PT recebiam dinheiro para votar de acordo com os interesses do governo Lula.

2006 -  Caso Siemens - A alemã foi acusada de pagar bilhões propinas a autoridades de diversos países em troca de contratos públicos. 

2010 -Bribery Act -  Instaura o crime de suborno a funcionários públicos estrangeiros e a falência de uma organização comercial ao praticar suborno no Reino Unido.

2013 - Lei Anticorrupção - Responsabiliza empresas em casos de corrupção e impõe pena de até 20% do faturamento.

2014 - Deflagrada a Operação Lava Jato - Revela esquemas ilegais na Petrobras e em grandes obras de infraestrutura.

2015 - FIFA - Dirigentes são acusados de roubo, corrupção e lavagem de dinheiro. A investigação do FBI que culminou na prisão de nove dirigentes da Fifa em Zurique, entre eles o ex-presidente da CBF.

2016 - Lei das Estatais - Impõe as estatais as mesmas obrigações das empresas de capital aberto. 

2017 - Joesley Day - Maior escândalo do governo Temer, parte de delação de Joesley Batista mostra o presidente supostamente indicando um deputado para intermediar negócios da empresa com o governo. Após a gravação, a Bolsa derreteu e o dólar subiu mais de 8%.

2017 - Operação Carne Fraca - Polícia Federal investiga o sistema de fiscalização, pelo Ministério da Agricultura, de carnes pelo País.

 

Mais conteúdo sobre:
corrupção

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.