O serviço de consulta por telefone ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2004 já voltou a funcionar, depois de ficar fora do ar no sábado. De acordo com a assessoria da Receita Federal, a empresa terceirizada responsável pelo atendimento conseguiu resolver os problemas técnicos que impediam o acesso automático às informações sobre a restituição. Segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o sistema foi tirado do ar no sábado para evitar que o contribuinte continuasse sendo obrigado a pagar mais pela ligação. Quem ligava para o 0300-78-0300 era obrigado a falar com a atendente e, segundo a Receita Federal, nesse tipo de atendimento personalizado a demora é maior. Como as ligações para o Receitafone são pagas, o custo para o contribuinte aumentou. Por telefone fixo, paga-se R$ 0,30 por minuto de ligação. Se a ligação for feita de um celular, o preço por minuto é mais caro, de R$ 0,77. Pelo telefone, a única informação que o contribuinte recebe é se seu nome está ou não no primeiro lote de restituições do Imposto de Renda, que estará disponível em conta corrente no banco indicado a partir do dia 15 e virá corrigido em 2,23%. Essa mesma informação pode ser obtida via internet no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Esse sistema não apresenta mais os problemas técnicos que levaram a uma pane na quarta-feira, segundo Adir. Tanto para a consulta via internet quanto para obter informações por telefone, é necessário que o contribuinte saiba informar o número do CPF. A Receita estima que existam 6 milhões de contribuintes com direito à restituição. Desse total, somente 1,297 milhão foram incluídos no primeiro lote. Outra novidade este ano foi a preferência dada aos idosos com mais de 60 anos. Quase a totalidade deles vai receber na frente dos demais. Do total de contribuintes beneficiados no primeiro lote, 749.159 são idosos com mais de 60 anos.