Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Consumidor alemão visa salário maior e fica mais confiante

Dados sinalizam que os consumidores da Alemanha partilham o otimismo das indústrias exportadoras e estão mais dispostos a gastar

Reuters,

22 de fevereiro de 2011 | 07h31

A confiança do consumidor alemão é a maior desde 2007, algo positivo para a recuperação econômica, mas dados também sugerem que as pessoas estão cada vez mais confiantes de que os salários aumentarão em 2011, o que impõe um risco inflacionário.

A pesquisa GfK com cerca de dois mil alemães mostrou nesta terça-feira que o índice de confiança subirá em março para 6,0 --o maior nível desde outubro de 2007--, ante 5,8 em fevereiro. O número superou a leitura prevista de 5,8.

Os dados sinalizam que os consumidores da Alemanha partilham o otimismo das indústrias exportadoras e estão cada vez mais dispostos a gastar, baseados em expectativas de salários maiores. Essa tendência é bem-vinda para as autoridades monetárias e o resto da zona do euro, que deve se beneficiar da demanda doméstica alemã.

A confiança do empresário alemão atingiu novo recorde de máxima neste mês, desafiando os cortes de gastos públicos e o crescimento vagaroso do exterior, informou o grupo de pesquisa Ifo na segunda-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
MACROALEMANHACONFIANCA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.