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Consumidores lotam shoppings da capital paulista

Por AMANDA VALERI
Atualização:

O mau tempo que tomou conta de São Paulo neste feriado prolongado esvaziou as estradas do Estado e lota as ruas dos principais shoppings da cidade. O mês é novembro, mas já parece dezembro. O cenário nestes centros de compra é um só: decoração natalina e muita gente. "Ontem você não conseguia enxergar o Papai Noel sentado na sua cadeira. Eram só cabeças", afirmou a gerente de marketing do shopping Tatuapé, na zona leste da capital paulista, Sylvia Navarro. De acordo com ela, só ontem passaram mais de 15 mil pessoas no setor de decoração, local onde Papai Noel e sua turma recebem a criançada. "Esse movimento vai continuar hoje e no final de semana e fará, ainda, ponte com o feriado de terça-feira (Consciência Negra)", destacou Sylvia. Aumento de público significa vendas aquecidas. De acordo com a executiva, só neste feriado, o fluxo de pessoas pelos corredores do shopping deve aumentar em 6%, ou seja, mais de 84 mil consumidores por dia, cerca de 250 mil pessoas entre hoje e terça-feira. Quem ganhará os primeiros presentes serão os comerciantes. "A nossa expectativa é que haja um incremento em torno de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado", ressaltou. A multidão também toma conta dos corredores do shopping Center Norte, na zona norte da Capital. O shopping contabilizou um público entre 80 e 90 mil pessoas apenas ontem. Este número deverá se repetir hoje, no final de semana e até terça-feira. "Isso representa um aumento de 10% no fluxo de pessoas se comparado com o mesmo feriado de 2006. É como se todos os dias fossem sábado", salientou a gerente de marketing do Center Norte, Gabriela Baumgart. Com isso, o faturamento do shopping neste período deve ter uma turbinada em torno de 15%. O aumento do crédito e a primeira parcela do 13º salário são os fatores que estão estimulando os consumidores a antecipar as compras natalinas, segundo a executiva. "Mas isso não quer dizer que não teremos um Natal aquecido", ponderou. Os elevados números não param por aqui. Segundo Gabriela, de 1º a 24 de dezembro, mais de 10 milhões de pessoas circularão por lá. Durante esses 23 dias, os lojistas esperam alcançar os 15% de estimativa do shopping de crescimento nas vendas ante o mesmo período do ano passado. "Para atingirmos este porcentual, investimos R$ 4 milhões para promover o Natal 2007, orçamento 80% maior se comparado ao de 2006", destacou a gerente de marketing do shopping Center Norte. No entanto, a Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) avalia o cenário com cautela e argumenta que o bom movimento nos shoppings neste feriado prolongado só acontece porque os paulistanos ficaram presos na cidade por causa do mau tempo. "Isso está se refletindo enormemente nos shoppings", afirmou o diretor de relações com o mercado da Alshop, Luiz Augusto Ildefonso da Silva. "Esse movimento não será traduzido em vendas. É mais um momento de lazer que as pessoas aproveitam para conferir as novidades nas vitrines", acrescentou. Apesar disso, segundo ele, esse alto fluxo de pessoas já traça as primeiras pistas do cenário que os lojistas virão no próximo mês. E o próximo mês é dezembro, o mês do Natal, o que significa mais dinheiro para o comércio para os quase 400 shoppings do País. A estimativa da Alshop é de um crescimento de 8% nas vendas em relação ao Natal de 2006. Segundo Ildefonso da Silva, este ano será da TV LCD. "O setor de eletroeletrônico espera crescer de 15% a 18% neste Natal", disse. Os planos de pagamentos facilitados, o dólar baixo e o 13º salário são os fatores que impulsionarão as vendas neste segmento. "A maré está boa para comprar este tipo de produto. Quem tem o sonho de ter um LCD (televisão), este é o momento certo", sustentou.

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