Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Consumo de combustíveis bate recorde

O crescimento da economia levará o consumo de combustíveis a bater recorde este ano. A projeção é do Sindicato Nacional de Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), que prevê alta de 9,5% nas vendas este ano, com volume de 108,14 bilhões de litros. A estimativa considera o desempenho entre janeiro e outubro e estimativas para os dois últimos meses do ano.

Kelly Lima, O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2010 | 00h00

Segundo o Sindicom, "o bom momento da economia" motiva o crescimento. Setores como agricultura e mineração, que usam muito o transporte rodoviário, foram fundamentais para o recorde, bem como a inclusão de novos consumidores, com o aumento da compra de carros e das viagens de avião.

A perspectiva para 2011 é de que o aumento das vendas acompanhe o PIB. "Talvez não nos mesmos porcentuais deste ano, mas esperamos aumento no consumo especialmente do diesel, gasolina e querosene de aviação", disse o vice-presidente executivo do sindicato, Alísio Vaz.

As vendas de diesel devem fechar 2010 com alta de 12,7%, num volume total de 49,961 milhões de litros. Já a gasolina crescerá 18,4%, num total de 30,08 bilhões de litros. "O preço elevado do álcool fez com que o consumidor migrasse desse combustível para a gasolina", disse Vaz.

Segundo o Sindicom, as vendas de etanol devem fechar o ano com queda de 7%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.