Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Consumo de energia no País cresce 4% em novembro

O consumo nacional de energia elétrica atingiu a marca de 35,3 mil gigawatts-hora (GWh) em novembro, alta de 4% com relação ao mesmo período do ano anterior. A informação consta da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o consumo de energia cresceu 8,1%.

NICOLA PAMPLONA, Agencia Estado

22 de dezembro de 2010 | 14h21

Segundo a EPE, a maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009. Os técnicos da EPE, porém, dizem que a taxa sofreu influência da baixa base de comparação no ano passado, o último mês com taxa negativa de crescimento do consumo industrial.

Já as classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País, em comparação com o quente mês de novembro de 2009. O segmento residencial registrou alta de 3,9% no mês passado. No Rio de Janeiro, que sofreu muito com o calor no ano passado, o consumo de energia pelas residências caiu 7,2%.

No caso do segmento comercial, o consumo de energia cresceu apenas 1%, em média, no País. Também nesse caso, houve forte queda no Rio de Janeiro, de 6,8%. A resenha da EPE destaca o crescimento do consumo residencial da região Nordeste, que apresenta alta acumulada de 12,3% entre janeiro e novembro. Segundo o documento, uma das razões é a migração de consumidores contemplados pelo programa Luz para Todos para faixas mais altas de consumo.

Tudo o que sabemos sobre:
energiaconsumoEPE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.