Consumo impulsiona atividade econômica nos EUA, diz Livro Bege

Mercado imobiliário contrapõe cenário positivo, com baixas vendas e preços elevados em alguns dos principais Estados americanos

Agência Estado

04 de junho de 2014 | 15h16

WASHINGTON - Os fortes gastos dos consumidores impulsionaram a atividade econômica nos Estados Unidos nas últimas semanas, aponta o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O documento é um sumário sobre as condições da economia americana, que servirá de base para as decisões de política monetária na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), nos dias 17 e 18. Assemelha-se à Ata do Copom do Brasil. 

A pesquisa com as 12 distritais do Fed apontou que a economia melhorou em todas elas. O clima mais ameno ajudou os negócios, mas as temperaturas ainda baixas no nordeste do país prejudicaram as vendas em partes de Boston e Nova York, segundo o relatório.

Vendas maiores de automóveis foram reportadas por mais da metade dos distritos, com as outras regiões apresentando vendas "estáveis". A atividade manufatureira expandiu em todas as regiões, principalmente em Boston, Nova York, Atlanta e Kansas City. O crescimento foi forte principalmente para as fábricas que produzem motores de veículos e metais.

Já o mercado imobiliário teve desempenho misto no país, com os baixos estoques restringindo vendas de imóveis nas regiões de Boston, Nova York e Kansas City. Os preços, porém, continuaram a subir.

Em relação ao mercado de trabalho, as contratações ficaram entre "estáveis e mais fortes" na maior parte do país, mas diversas regiões reportaram que as companhias tiveram dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados. Os salários na maioria dos distritos continuaram contidos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
fedeua

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.