15 de fevereiro de 2022 | 15h09
O Banco Central disponibilizou na segunda-feira, 14, o site para pessoas físicas e jurídicas realizarem consultas sobre ‘dinheiro esquecido’ em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ. Para este estágio, não é necessário login, apenas com o documento e a data de nascimento já é possível verificar se existe alguma quantia para receber.
Porém, caso haja valores a serem sacados, o beneficiário deverá voltar ao sistema na data informada e se autenticar na página com um login do Gov.br, do governo federal.
O governo federal disponibiliza três tipos de logins Gov.br, mas apenas dois são aceitos para o saque do "dinheiro esquecido": o "prata" e o "ouro". O login "bronze" funciona para outros serviços, mas não neste.
O login Gov.br não precisa ser criado a cada vez que você vai acessar certos serviços do governo federal. Uma vez que você cadastra seu login Gov.br, ele já pode ser usado em alguns serviços, como o saque do "dinheiro esquecido". Se você criou seu login Gov.br no nível "bronze" e quer promovê-lo a "prata" ou "ouro", veja mais abaixo como proceder.
De acordo com a página oficial do governo federal na internet, os diferentes níveis refletem as características de segurança do login. Além disso, o que poderá ser feito com o login também varia a partir do quão segura é a validação utilizada pelo usuário.
Este não serve para acessar o sistema para dados do Sistema Valores a Receber (SRV). A autenticação deste nível conta com quatro possibilidades à escolha do cidadão:
Este é o primeiro nível aceito para o SRV. A autenticação deste nível conta com três possibilidades à escolha do cidadão:
Também aceito para o SRV. A autenticação deste nível conta com duas possibilidades à escolha do cidadão:
Para aumentar o nível de segurança do login no Gov.br é necessário acessar o aplicativo de celular do site do governo federal e ir na parte chamada “Selos de Confiabilidade”. Antes disso, logo na tela inicial, o próprio app já exibe uma mensagem para, caso você queira aumentar o nível de segurança, acessar a janela correta.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.