Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Valores a receber no BC: Veja como ter conta Gov.br nível ouro ou prata

Saiba como criar um novo login ou aumentar seu nível na plataforma para saber os valores e receber dinheiro esquecido em bancos

Redação, O Estado de S.Paulo

15 de fevereiro de 2022 | 15h09

O Banco Central disponibilizou na segunda-feira, 14, o site para pessoas físicas e jurídicas realizarem consultas sobre ‘dinheiro esquecido’ em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ. Para este estágio, não é necessário login, apenas com o documento e a data de nascimento já é possível verificar se existe alguma quantia para receber. 

Porém, caso haja valores a serem sacados, o beneficiário deverá voltar ao sistema na data informada e se autenticar na página com um login do Gov.br, do governo federal. 

O governo federal disponibiliza três tipos de logins Gov.br, mas apenas dois são aceitos para o saque do "dinheiro esquecido": o "prata" e o "ouro". O login "bronze" funciona para outros serviços, mas não neste.

O login Gov.br não precisa ser criado a cada vez que você vai acessar certos serviços do governo federal. Uma vez que você cadastra seu login Gov.br, ele já pode ser usado em alguns serviços, como o saque do "dinheiro esquecido".  Se você criou seu login Gov.br no nível "bronze" e quer promovê-lo a "prata" ou "ouro", veja mais abaixo como proceder.

Qual a diferença entre os login "bronze", “prata” ou “ouro” no Gov.br?

De acordo com a página oficial do governo federal na internet, os diferentes níveis refletem as características de segurança do login. Além disso, o que poderá ser feito com o login também varia a partir do quão segura é a validação utilizada pelo usuário. 

Como criar um login padrão "bronze", “prata” ou “ouro” no Gov.br? 

Nível Bronze 

Este não serve para acessar o sistema para dados do Sistema Valores a Receber (SRV). A autenticação deste nível conta com quatro possibilidades à escolha do cidadão: 

  • Cadastro via formulário online para validação junto à Receita Federal 
  • Cadastro via formulário online para validação junto ao INSS 
  • Cadastro presencial em agências do INSS 
  • Validação de dados presencialmente em postos do Denatran

Nível Prata

Este é o primeiro nível aceito para o SRV. A autenticação deste nível conta com três possibilidades à escolha do cidadão: 

  • Validação facial por meio do aplicativo Gov.br, para conferência da foto nas bases de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) 
  • Validação via internet banking de um banco credenciado 
  • Validação com usuário e senha do Sigepe, se for servidor público 

Nível Ouro 

Também aceito para o SRV. A autenticação deste nível conta com duas  possibilidades à escolha do cidadão: 

  • Validação facial por meio do aplicativo Gov.br, para conferência nas bases de dados da Justiça Eleitoral 
  • Validação por meio de certificado digital 

Como aumentar o nível de segurança do login do Gov.br? 

Para aumentar o nível de segurança do login no Gov.br é necessário acessar o aplicativo de celular do site do governo federal e ir na parte chamada “Selos de Confiabilidade”. Antes disso, logo na tela inicial, o próprio app já exibe uma mensagem para, caso você queira aumentar o nível de segurança, acessar a janela correta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.