bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Copom anuncia alta da taxa Selic para 7,50 ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira, 17, em 0,25 ponto porcentual a taxa Selic, para 7,50% ao ano. A decisão rompe uma sequência de três reuniões do comitê, em que o juro básico da economia brasileira havia sido mantido em 7,25% anuais - menor patamar da história recente, desde outubro do ano passado, quando o BC encerrou um ciclo de cortes iniciado em agosto de 2011.

AE, Agencia Estado

17 de abril de 2013 | 20h17

O anúncio do BC confirmou a expectativa da maioria das instituições financeiras ouvidas pelo AE Projeções. O levantamento no início desta semana com 83 analistas mostrou que 53 esperavam por elevação do juro ante 30 que apostavam em Selic igual. Do grupo que projetava o aperto monetário, a maior parte (33) sinalizava para 0,25 ponto porcentual de alta, contra 20 profissionais indicando 0,50 ponto. Para encerrar o ano, as indicações sinalizam taxa entre 7,5% e 9%.

As apostas do mercado financeiro em uma taxa maior cresceram desde a semana passada, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o IPCA (índice oficial da inflação) rompeu o teto da meta do governo, de 4,5% com dois pontos porcentuais de flutuação. O indicador de preços acumulou avanço de 6,59% em 12 meses até março.

O próximo encontro do Copom está marcado para os dias 28 e 29 de maio. A ata da reunião desta quarta-feira será apresentada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 25.

Tudo o que sabemos sobre:
CopomBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.