Copom está otimista com economia, diz diretor do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, disse nesta quinta-feira que o Comitê de Política Monetária (Copom) vê perspectivas favoráveis para a economia brasileira em 2012. Ele disse que a expectativa é de que a inflação convergirá para a trajetória de metas, de 4,5%, que espera um crescimento moderado do crédito, de 15%, e que haverá disciplina fiscal, com a realização de um superávit em torno de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

CÉLIA FROUFE, FERNANDO NAKAGAWA E EDUARDO CUCOLO, Agencia Estado

28 de junho de 2012 | 11h43

Hamilton também salientou que o Copom espera um déficit em conta corrente de cerca de 2% do PIB. "Como tem sido ao longo dos últimos anos, (o déficit deve ser) financiado essencialmente por Investimento Estrangeiro Direto (IED)", comentou. O diretor disse ainda que a taxa de desemprego está em nível historicamente baixo e que a atividade econômica está em aceleração. Também previu que a economia brasileira crescerá 4% no último trimestre do ano em relação a igual período de 2011.

O diretor do BC disse no entanto que o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano ficou abaixo do esperado e a inflação acumulada em 12 meses permaneceu em recuo, dando segmento a uma tendência que teve início em outubro do ano passado.

Desde o relatório de março, no Brasil, persistiu a tendência decrescente para o risco de descompasso entre oferta e demanda. O BC também vê o nível de utilização da capacidade estabilizado em nível abaixo da tendência de longo prazo.

No exterior, houve aumento da volatilidade no mercado financeiro, a atividade está mais moderada do que se antecipava, e os preços das commodities seguem em declínio Ele disse ainda que a política monetária global segue acomodatícia, inclusive com iniciativas não convencionais.

Tudo o que sabemos sobre:
inflaçãorelatórioHamiltonCopom

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.