CORREÇÃO-Rússia vende helicópteros para uso da Petrobras

A Rússia vai vender até 14 helicópteros para uso da Petrobras, segundo um acordo firmado nesta sexta-feira entre o presidente russo e a presidente Dilma Rousseff.

(CORRIGE NO 3O, Reuters

17 de dezembro de 2012 | 13h18

Outrora uma grande produtora do setor de aviação civil, a Rússia quer retomar sua presença nesse mercado, mais de 20 anos após o colapso da União Europeia aleijar sua indústria e seu desenvolvimento tecnológico.

A Atlas Táxi Aéreo espera que o primeiro dos helicópteros Kamov-62 seja entregue em 2015, sob um acordo com a estatal Russian Helicopters avaliado em 200 milhões de dólares, disse à Reuters Waldomiro Silva, diretor da Atlas.

"Nós somos a primeira empresa do mundo e receber esse novo helicóptero", disse Silva.

A Russian Helicopters, que disse em setembro que planejava uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no segundo trimestre de 2013, vai competir com fabricantes como Northrop Grumman, Finmeccanica, Boeing, a unidade Bell Helicopter da Textron e EADS.

No Brasil, o helicóptero será usado para transportar funcionários da Petrobras para plataformas costeiras, disse o presidente-executivo da Russian Helicopters, Dimitry Petrov, a jornalistas. Ele disse que a Atlas Táxi Aéreo vai comprar sete helicópteros, com uma opção de comprar mais sete.

(Reportagem de Alexei Anischchuck)

Tudo o que sabemos sobre:
AEREASRUSSIAPETROBRASCORREO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.