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Correção: Vale investirá US$ 9,6 bi no Sistema Norte

Por AE
Atualização:

A nota enviada anteriormente contém um erro. O número de vagões comprados pela Vale é de 10,6 mil e não 10,6 milhões, como informado. A seguir, o texto corrigido: O Sistema Norte de logística da Vale, que compreende a ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Sistema de Ponta da Madeira, receberá investimentos de US$ 9,6 bilhões nos próximos cinco anos, sendo US$ 5,9 bilhões para elevar a capacidade da Estrada de Ferro Carajás e US$ 3,7 bilhões em Ponta da Madeira, para aumentar a capacidade de movimentação de minério de ferro de 100 milhões de toneladas por ano para 230 milhões de toneladas de minério de ferro por ano a partir de 2012. O programa para minério de ferro inclui o prolongamento dos pátios de cruzamento para permitir a passagem do maior trem do mundo, com 330 vagões, que começam a circular amanhã. Hoje os trens são compostos por no máximo 220 vagões. Segundo o diretor, serão compradas 147 locomotivas, 10,6 mil vagões, cinco viradores de vagões, uma nova linha de embarque, um novo píer e quatro carregadores de navios. Para carga geral, o maior foco do investimento é atender o maior volume transportado de grãos e da cadeia siderúrgica. O plano total de investimentos da Vale até 2012, que contempla US$ 59 bilhões, levou a companhia a iniciar a formação de 300 engenheiros e 3,5 mil técnicos para trabalharem na empresa ainda neste ano. Segundo Spinelli, a maior dificuldade de obtenção de mão-de-obra qualificada se concentra na Região Norte.

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