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Correios vão lançar cartão de crédito próprio

Estatal se prepara para entrar no segmento, desvinculada da instituição financeira que vencer a licitação para os serviços de correspondente bancário

Por Karla Mendes
Atualização:

Os Correios vão aproveitar a licitação do Banco Postal para entrar em um dos segmentos mais lucrativos: o de cartões de crédito. A estatal se prepara para lançar um cartão de crédito próprio, com a marca dos Correios e sem vínculo com a instituição financeira que vencer a licitação para a prestação dos serviços de correspondente bancário. Outra aposta da ECT é um cartão pré-pago especial, que funcionará como uma espécie de poupança ou cheque de viagem (traveller check), em que o usuário deposita determinado valor no cartão e vai gastando na hora de fazer compras, em operações de débito. A estratégia da estatal de atuar nas duas frentes tem um só objetivo: aumentar a rentabilidade dos serviços bancários em suas agências. No segmento de cartão de crédito, por exemplo, hoje o serviço é ofertado no Banco Postal, mas a empresa só é remunerada uma única vez pelo preenchimento da proposta pelo cliente, pois é um mero prestador de serviços para o Bradesco. Ao administrar um cartão próprio, porém, os Correios passam a ter participação em todas as operações, desde a emissão do cartão, passando pelos ganhos com os juros que chegam a ultrapassar 10% por mês, além de todas as operações de uso do cartão em compras. "Esse segmento no Brasil é um filé. Ainda mais porque uma das coisas mais fáceis no Brasil é montar uma empresa de cartão de crédito", disse uma fonte ao Estado. Segundo essa fonte, porém, a melhor opção para os Correios é fazer uma associação com administradoras de cartão, que ficariam responsáveis pela emissão dos cartões e fariam a análise de risco dos clientes. Dessa forma, os custos e os lucros seriam "rachados" entre a estatal e a administradora. "Normalmente é meio a meio."Aos poucos. O cartão pré-pago será um trunfo do Banco Postal em pequenos municípios, onde os Correios são a única opção bancária. Nessas localidades, em vez de o cliente sacar todo o dinheiro do salário de uma só vez ou ir ao banco várias vezes no mês, poderá creditar a quantia desejada no cartão pré-pago e usar o valor desejado aos poucos. "É como se fosse um vale-refeição, que vai reduzir o giro do dinheiro", explicou a fonte.Os dois projetos estavam em gestação nos Correios há cerca de quatro anos, mas só agora se chegou a um consenso. Por essa razão, esses produtos foram incluídos no edital de licitação, que está em processo de consulta pública e será alvo de audiência pública em 25 de fevereiro. O lançamento desses dois produtos ainda depende de autorização do Banco Central. A expectativa dos Correios é que a licitação seja concluída até junho. O contrato com o Bradesco termina em 31 de dezembro. Procurados, os Correios informaram que só se manifestarão depois da audiência pública. Atualmente, a exclusividade de uso do Banco Postal é do Bradesco, que pagou R$ 200 milhões em 2001 pelo serviço. O banco ainda desembolsa cerca de R$ 360 milhões ao ano por participação dos Correios na quantidade de transações realizadas nas agências do banco postal. O faturamento mínimo estimado para o Bradesco nesse segmento é de R$ 1 bilhão. Por outro lado, os Correios têm um custo que oscila entre R$ 10 milhões e R$ 20 milhões para levar aos cofres da estatal uma receita, no mínimo, 15 vezes maior que o custo.

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