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Costurada em plenário, redação final do Marco Legal das Ferrovias deve ser publicada nesta quarta

Projeto de Jean Paul Prates foi aprovado nesta terça pelo Senado, mas diante dos vários acordos que foram fechados no plenário, redação final do texto será conhecida em detalhes apenas amanhã

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Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:

BRASÍLIA - Vários acordos fechados em plenário fizeram com que a redação final do Marco Legal das Ferrovias, aprovado pelo Senado nesta terça-feira, 5, seja conhecida em detalhes somente nesta quarta-feira, 6. Uma das grandes polêmicas da noite envolveu a discussão sobre a reserva de capacidade em projetos ferroviários e o direito de passagem. 

Da tribuna do Senado, o relator, Jean Paul Prates (PT-RN), avisou que acolheu no parecer final uma emenda apresentada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) sobre direito de passagem. A forma como a sugestão da senadora será incorporada no texto ainda gera dúvidas até mesmo entre técnicos envolvidos na discussão da matéria. 

Marco Legal das Ferrovias foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira, 5. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - 5/10/2021

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Por outro lado, a expectativa de fontes que acompanham o debate é de que a emenda tenha como efeito dar garantia de acesso para terceiros em ferrovias mediante direito de passagem, aplicando a regra somente para as concessões. As ferrovias autorizadas não devem contar com tal previsão. 

A avaliação de uma fonte ouvida em caráter reservado é de que essa garantia é próxima ao que já existe em lei atualmente e tem sido aplicado em renovações antecipadas de ferrovias e em novas concessões. 

Com esse ajuste, é esperado que o instrumento de "concurso aberto" para reserva de capacidade - norma criada por Prates - acabe sendo removido do texto em relação às concessões. No caso das autorizações, o relator já deixou claro durante a votação que essa regra não será aplicada.

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