bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Countrywide, do BofA, faz acordo recorde de US$500 mi sobre hipotecas

O Bank of America fechou um acordo recorde de 500 milhões de dólares com investidores que afirmam que foram enganados pela unidade Countrywide ao comprarem produtos financeiros atrelados a arriscados títulos de dívida hipotecária.

Reuters

17 de abril de 2013 | 15h34

O acordo é o maior já fechado para solucionar um processo coletivo sobre títulos relacionados a hipotecas até agora, superando os 315 milhões de dólares acertado pela unidade Merrill Lynch e que obteve aprovação da Justiça em maio.

O Bank of America afirmou que o acordo resolve reclamações sobre 80 por cento do principal não pago relativo a títulos emitidos pela Countrywide e vinculados a hipotecas residenciais. O acordo também soluciona 70 por cento de reclamações similares contra o grupo como um todo.

O acerto precisa ainda ser aprovado pela juíza distrital Mariana Pfaelzer, em Los Angeles.

O acordo é separado do acerto de 8,5 bilhões de dólares proposto pelo Bank of America e que está sendo revisto por um tribunal de Nova York sobre títulos da Countrywide.

O segundo maior banco dos Estados Unidos ainda enfrenta processos abertos pela Agência Federal de Financiamento Residencial em nome das financeiras Fannie Mae e Freddie Mac e pela seguradora AIG.

O Bank of America, que mais cedo divulgou lucro de 2,6 bilhões de dólares no primeiro trimestre, afirmou que tinha reservado até 31 de março dinheiro suficiente para cobrir o acordo, que resolve três processos consolidados.

A instituição comprou a Countrywide Financial por 2,5 bilhões de dólares em julho de 2008, mas analistas colocaram o custo efetivo da transação em mais de 40 bilhões de dólares, para refletir os processos, recompras de empréstimos e baixas contábeis.

Outros bancos como Goldman Sachs, JPMorgan Chase e Morgan Stanley ainda enfrentam processos de investidores que afirmam que foram enganados em operações envolvendo dívida hipotecária.

(Por Jonathan Stempel)

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSBOFAACORDORECORDELEGAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.