Publicidade

Crédito para veículos cresce 0,3% em julho

Aumento se deu exclusivamente nos financiamentos por meio de crédito direto ao consumidor, que registrou expansão de 1% na comparação mensal e de 14,3% no acumulado em 12 meses

Foto do author Célia Froufe
Por Eduardo Cucolo , Célia Froufe (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O total das operações de crédito para compra de veículos para as pessoas físicas cresceu 0,3% em julho na comparação com o mês anterior e atingiu o total de R$ 203,433 bilhões, informou nesta quinta-feira o Banco Central (BC). No acumulado do ano, o crescimento é de 1,2% e, em 12 meses até julho, a expansão alcança 3,8%. O crescimento das operações se deu exclusivamente nos financiamentos por meio de crédito direto ao consumidor, que registrou expansão de 1% na comparação mensal e de 14,3% no acumulado em 12 meses até julho. Já as operações de leasing registraram queda de 5,2% em julho e 44,4% em 12 meses. O BC informou também que os financiamentos imobiliários para pessoas físicas aumentaram 2,7% em julho na comparação com junho, para R$ 242,316 bilhões. Em 12 meses, o crédito habitacional apresenta expansão de 39,6%.

PUBLICIDADE

Entrada maior

O chefe do departamento econômico do Banco Central, Tulio Maciel, destacou que houve aumento significativa no valor da entrada dada pelos consumidores na compra a prazo de veículos. Em dezembro de 2010, segundo dados do próprio BC, os clientes financiavam, em média, 85% do valor do veículo, pagando 15% de entrada. O dado de julho deste ano mostra, na média, o pagamento de 30% de entrada, com os 70% restantes sendo financiados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.