finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Crédito volta a cair em outubro na zona do euro

O crédito para empresas e pessoas físicas na zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) voltou a cair em outubro, em 0,8%, em termos sazonalmente ajustados, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje o Banco Central Europeu (BCE). Em setembro, houve retração de 0,3%. A queda foi liderada pelo recuo nos empréstimos concedidos às empresas, que caíram 1,2% em outubro, após cederem 0,2% em setembro.

CYNTHIA DECLOEDT, Agencia Estado

26 de novembro de 2009 | 09h48

Já a retração no crédito para pessoas físicas foi de 0,1% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, após queda de 0,3% em setembro. A baixa no crédito para as compras, em particular, foi de 0,2%, após recuo de 0,6% em setembro.

Dados da Pesquisa de Crédito do BCE, também divulgada hoje, sugerem que as condições do crédito pararam de piorar no terceiro trimestre. No entanto, a elevada base de comparação, com os volumes de empréstimo no ano passado, fez com que houvesse retração na taxa anual de concessão de empréstimos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
créditozona do euro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.