Cresce participação de mulheres no Tesouro Direto, mas elas ainda são minoria
Público feminino representa 26,3% dos investidores em títulos públicos, contra 7,6% em 2002
Por Malena Oliveira
Atualização:
O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho na última década também estimulou a participação delas em um dos investimentos mais populares do Brasil. Levantamento feito pelo Tesouro Direto mostra que, de 2006 a 2016, a proporção de mulheres que aplicam em títulos públicos aumentou de 16% para 26,3%. No fim do ano passado, o Tesouro contabilizava 271,5 mil mulheres cadastradas, contra 854,7 mil homens. A presença feminina era ainda menor em 2002, de 7,6%, quando começou o programa do Tesouro Direto.
PUBLICIDADE
O levantamento mostra ainda que metade das investidoras tem entre 26 e 45 anos e é composta por mulheres solteiras. A maioria das aplicações é concentrada em valores que vão de R$ 10 mil a R$ 50 mil. As ocupações mais comuns são administradora (8,1%), bancária (7,3%), estudante (4,1%), médica (3,9%) e advogada (3,8%).
Para Juliana Inhasz, professora de economia do Insper, as características da aplicação estão alinhadas com o perfil comportamental da mulher nos investimentos. "Estudos mostram que a mulher é mais conservadora e busca investimentos mais seguros e de longo prazo, pois a ideia é ter uma renda maior no futuro, independente do objetivo", afirma.
O valor das aplicações feitas pelos homens soma R$ 32,4 bilhões, mais de três vezes maior do que é investido pelas mulheres (R$ 9,1 bilhões). Para Juliana, o fato é explicado pela renda média também ser menor para as mulheres. O crescimento do estoque de aplicações, porém, foi maior entre as mulheres: alta de 83% no ano passado, contra 72% entre os homens.
Mesmo com mais mulheres aplicando nessa modalidade, Juliana não vê mudanças significativas na distância entre homens e mulheres no Tesouro nos próximos anos. "Apesar da maior inserção no mercado de trabalho, muitas mulheres ainda fazem pausas para a maternidade, o que deve manter esse quadro estável na próxima década", diz.
Porém, ela destaca que os avanços são consideráveis. "Com a democratização da informação, investidores que nunca se imaginavam comprando um título público hoje podem fazer isso. Por outro lado, com a internet e as redes sociais, não existe um filtro do que é relevante ou não. Há canais que, muitas vezes, não passam informações verídicas", alerta Juliana.
No ambiente corporativo, feminismo divide opiniões
O equilíbrio entre homens e mulheres no topo das companhias continua a caminhar a passos lentos e a causa feminista tem contribuído para a discussão, ... Foto: Mais
Fernanda Brunsizian, gerente sênior, LinkedIn América Latina, Espanha e Portugal
"O feminismo tem contribuído imensamente para aumentar a representatividade das mulheres na liderança das organizações ao forçar a reflexão sobre o te... Foto: LinkedIn/DivulgaçãoMais
Andrea Álvares, vice-presidente de Marketing, Natura
"Trabalhar pelo feminismo no ambiente corporativo é trabalhar por equidade, prosperidade econômica e justiça. Igualdade de condições, e não privilégio... Foto: Natura/DivulgaçãoMais
Érica Barbagalo, diretora jurídica para América do Sul, Monsanto
“A presença feminina nas corporações já é uma realidade. Agora, vemos crescer uma geração de mulheres em busca de mais capacitação e de participação e... Foto: Monsanto/DivulgaçãoMais
Marina Ferro, gerente executiva, Instituto Ethos
“O movimento feminista é essencial para a promoção e manutenção dos direitos das mulheres e deve estar no cerne das práticas de gestão de pessoas das ... Foto: Instituto Ethos/DivulgaçãoMais
Mauricélia Vidal, diretora, DeVry Brasil
"As mulheres são fundamentais no ambiente corporativo, porque dão uma contribuição significativa na construção das relações humanas. A figura feminina... Foto: DeVry Brasil/DivulgaçãoMais
Andrea Pinotti, diretora, Itaú Unibanco
"Precisamos de várias frentes para que as mulheres ocupem cada vez mais posições de liderança nas organizações; e não podemos falar somente do mercado... Foto: Itaú Unibanco/DivulgaçãoMais
Vera Lúcia Tavares, diretora, Brinks Segurança e Transporte de Valores
"É importante termos claro, homens e mulheres, que feminismo é dar poder de escolha às mulheres e defender igualdade de direitos e de oportunidades. A... Foto: Paulo Pampolin/Brinks/DivulgaçãoMais
Gisele Pires, gerente, Cyrela
“O feminismo no ambiente corporativo ainda hoje propicia uma ampla discussão quando o assunto é promover a igualdade no trabalho e respeitar pensament... Foto: Cyrela/DivulgaçãoMais
Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
"A luta das mulheres foi e é muito importante, inclusive no mundo corporativo. As mulheres estão no mercado, mas sua presença diminui conforme cresce ... Foto: CEBDS/DivulgaçãoMais
Wilsa Figueiredo, diretora, Banco do Brasil
"A maior contribuição da mulher no ambiente corporativo é agregar à gestão o modo feminino de liderar. Falo de uma forma de liderança que é mediadora,... Foto: BB/DivulgaçãoMais
Marina Fernie, vice-presidente de Foods, Unilever Brasil
"O empoderamento das mulheres oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento humano e o crescimento econômico, mas ainda é um grande desafio. E... Foto: Unilever/DivulgaçãoMais
Claudia Lorenzo, vice-presidente de relações corporativas, Coca-Cola Brasil
"Homens e mulheres compartilham características femininas e masculinas, e a discussão sobre igualdade de gênero contribui para que cada pessoa possa t... Foto: Coca-Cola Brasil/DivulgaçãoMais
Adriana Behar, gerente geral, Comitê Olímpico do Brasil
"A mulher conquistou seu espaço em todos os segmentos da sociedade, e no esporte não é diferente. Já há um avanço da representatividade feminina, com ... Foto: COB/DivulgaçãoMais
Nelcina Tropardi, diretora, Diageo
“A presença feminina é fundamental para proporcionar um ambiente corporativo mais equilibrado. Apesar dos muitos avanços, ainda temos um longo caminho... Foto: Diageo/DivulgaçãoMais
Vanessa Lobato, vice-presidente de RH, Santander
“Está mais do que provado que equidade de gênero nas empresas e aumento das mulheres em posições de liderança, além de ser uma questão de direitos e i... Foto: Santander/DivulgaçãoMais
Madeleine Blankenstein, sócia, Grant Thornton
"Dentro do ambiente corporativo a colaboração é de extrema importância, pois lideranças femininas fazem networking entre si, e recomendam parceiras pa... Foto: Grant Thornton/DivulgaçãoMais
Karin Luchesi, vice-presidente de Operações, CPFL Energia
"A presença da mulher no mundo dos negócios oferece uma visão mais holística sobre as atividades de uma empresa e proporciona também mais leveza ao am... Foto: CPFL/DivulgaçãoMais
Candice Pomi, diretora, Kimberly Clark
“Hoje temos muito mais líderes mulheres, o que amplifica as possibilidades de estilos de liderança para inspirar a próxima geração. Continuamos com es... Foto: Kimberly Clark/DivulgaçãoMais
Márcia Guedes, diretora executiva, Caixa Econômica Federal
"Os feminismos e todos os movimentos que lutam pelas minorias têm se intensificado na sociedade e trazido benefícios para as empresas, pois são as pró... Foto: Caixa Econômica Federal/DivulgaçãoMais
Maria Fernanda de Albuquerque, diretora, Skol
"Assim como a sociedade, nossa empresa evoluiu muito neste sentido. Está cada vez mais claro o poder e importância da pluralidade e diversidade de gên... Foto: Ambev/DivulgaçãoMais
Aléa Fiszpan, diretora, Wilson Sons
“Nos últimos dois anos, o debate sobre feminismo e empoderamento feminino aumentou sobretudo nas universidades e na internet. Dados da Associação Bras... Foto: Wilson Sons/DivulgaçãoMais
Letícia Abraham, diretora, Ascential Group
“Não gosto de falar de feminismo, porque assim como o machismo, não deixa de ser um tipo de discriminação... o que enxergo atualmente é uma valorizaçã... Foto: Ascential Group/DivulgaçãoMais
Priscilla Fiorin, gerente, Autodesk
“Eu prefiro a expressão igualdade de gênero no lugar de feminismo. O mercado profissional ainda privilegia o sexo masculino, mas já vemos muitos avanç... Foto: Autodesk /DivulgaçãoMais
Carolina Lugão, gerente, Gol Linhas Aéreas
“A aviação sempre foi um setor dominado por homens, o que tem mudado bastante ao longo dos anos. Sinto muito orgulho em ver no meu dia a dia o crescim... Foto: Gol Linhas Aéreas/DivulgaçãoMais
Marcela Porto, gerente executiva, Suzano Papel e Celulose
“Vemos avanços nas empresas em relação às oportunidades e ao desenvolvimento da carreira das mulheres no mundo corporativo. Hoje, muitos líderes se po... Foto: Suzano Papel e Celulose/DivulgaçãoMais
Regina Moura, diretora, Roche Farma Brasil
"Vejo claramente a diversidade ampliando seu espaço na agenda das grandes corporações. Falando especificamente da diversidade de gênero, as companhias... Foto: Roche Farma Brasil/DivulgaçãoMais
Patrícia Rangel, diretora, Boehringer Ingelheim
“A desigualdade de gêneros está presente nas mais variadas esferas, inclusive no ambiente corporativo, onde mulheres ainda buscam a igualdade financei... Foto: Rogério Albuquerque/Boehringer Ingelheim/DivulgaçãoMais
Camila Ribeiro Romeiro, diretora, Ibmec
“Entendo que os direitos das mulheres no ambiente corporativo vêm sendo aprimorados e se tornaram mais inclusivos e discutidos à medida em que esse me... Foto: Ibmec/DivulgaçãoMais
Camila Pizani, diretora, Decathlon
“No trabalho, eu vejo mulheres cada vez mais confiantes, corajosas e seguras. Elas não estão quietas porque se veem iguais. E acho que é justamente a ... Foto: Decathlon/DivulgaçãoMais
Ursula Angeli, vice-presidente de RH, Embraco
"A diversidade é um dos principais pilares da inovação, mola propulsora do nosso negócio e parte fundamental da estratégia e do modelo de liderança. O... Foto: Embraco/DivulgaçãoMais
Márcia Almström, diretora, ManpowerGroup
"As Mulheres representam 50% da força de trabalho no mundo. Contraditoriamente, menos de 25% delas ocupam posições de liderança. A equidade entre gêne... Foto: ManpowerGroup/DivulgaçãoMais
Claudia Baggio, sócia, Deloitte
"Sempre acreditei que feminismo não é superioridade, e sim, igualdade. Dessa forma, o que se espera no ambiente corporativo é que as oportunidades sej... Foto: Deloitte/DivulgaçãoMais
Roberta Soares, diretora, Novelis
"É fundamental que as empresas construam um ambiente em que os gêneros tenham realmente os mesmos direitos, reconhecendo a diversidade como uma vantag... Foto: Novelis/DivulgaçãoMais
Vanessa Cordaro, diretora executiva, AstraZeneca Brasil
“Estou em minha empresa há mais de 16 anos e tenho orgulho de ser uma das mulheres na liderança. Aprendi muito com todos os executivos com quem trabal... Foto: AstraZeneca Brasil/DivulgaçãoMais
Patrícia Colombo, diretora, Fujifilm Brasil
"Inegavelmente, a Revolução Industrial e o Movimento Feminista do século XX abriram as portas das grandes corporações para milhares de mulheres. Mas s... Foto: Fujifilm Brasil/DivulgaçãoMais
Vivian Zietemann, líder de departamento, Movile
"Vem crescendo rapidamente o número de mulheres que se espelha e se inspira em outras mulheres, quebrando o paradigma da competição entre elas. Foi-se... Foto: Movile/DivulgaçãoMais
"A diversidade de lideranças leva a um ambiente inovador. Por isso, criamos na companhia o WAAG - Women at AccorHotels Generation, um programa que apo... Foto: AccorHotels/DivulgaçãoMais
Silvana Füchter dos Santos, diretora, SoftExpert Software
"O mercado, principalmente o de TI, ainda conta com uma forte participação masculina. Estamos quebrando barreiras e, com trabalho sério e competente, ... Foto: SoftExpert Software/DivulgaçãoMais
Fabiana Cunha, líder de departamento, Motorola Solutions Brasil
"Já passei por diversas situações de preconceito no decorrer de mais de 20 anos de carreira: assédio sexual, assédio moral e comentários machistas em ... Foto: Motorola Solutions Brasil/DivulgaçãoMais
Erica Smith, gerente, Merck
"A cada ano, vejo muitos avanços nas conquistas das mulheres e abertura maior para um debate transparente em torno do tema nos ambientes corporativos.... Foto: Merck/DivulgaçãoMais
Flávia Venturoli Pettená, diretora, Dow
“Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, ainda temos um longo caminho a percorrer no processo de inclusão e desenvolvimento de mulheres, particul... Foto: Dow/DivulgaçãoMais
Lísia Souza, diretora, Arrow ECS Brasil
“No passado, quando falávamos do mercado de tecnologia, normalmente imaginávamos um profissional com um perfil bastante técnico e sempre um homem, pri... Foto: Arrow ECS Brasil/DivulgaçãoMais
Grasiela Scheid Tesser, diretora, NL Informática
"Tivemos avanços importantes com relação à presença de mulheres em posições estratégicas nas empresas, bem como na valorização profissional. Precisamo... Foto: NL Informática/DivulgaçãoMais
Junia Galvao, diretora executiva, MRV Engenharia
"A igualdade entre gêneros deve ser respeitada dentro e fora da corporação. Em nossa empresa, temos mulheres exercendo importantes cargos de liderança... Foto: MRV/DivulgaçãoMais
Simone Tcherniakovsky, diretora, Novo Nordisk Brasil
“As mulheres estão cada vez mais integradas ao ambiente corporativo e mais unidas do que antes. A crescente defesa do feminismo ajuda a dar voz e cora... Foto: Novo Nordisk Brasil/DivulgaçãoMais
Paola Scampini, vice-presidente de marketing, Blockbit
"Apesar do crescimento no número de mulheres em cargos de liderança nas organizações, ainda somos minoria. Nossa batalha é grande e é diária. Mas a re... Foto: Blockbit/DivulgaçãoMais
Josiane Borges, coordenadora, Cigam S.A.
"Seja qual for o gênero, o mercado é desafiador. Nós, mulheres, estamos agregando cada vez mais valor, nos preparando melhor e conquistando um papel i... Foto: Cigam S.A./DivulgaçãoMais