Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Crescimento industrial da China fica abaixo do previsto

O crescimento dos investimentos na China diminuiu em julho, e os preços no atacado e no varejo recuaram ainda mais, dando razão aos argumentos do governo em defesa da manutenção das políticas expansionistas. Embora a expansão da produção industrial tenha se acelerado, a alta ainda foi pequena e bem abaixo das expectativas do mercado.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

11 de agosto de 2009 | 06h51

Entre janeiro e julho, o investimento em ativos fixos urbanos aumentou 32,9% em relação a um ano antes, desacelerando na comparação com a alta de 33,6% apurada no primeiro semestre, de acordo com os dados do Escritório Nacional de Estatísticas. A taxa de crescimento também foi menor do que a média das estimativas, de 34%.

A produção industrial de valor agregado registrou expansão de 10,8% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2008, abaixo da média de 11,5% projetada por uma pesquisa com 13 economistas consultados pela Dow Jones. O dado também superou ligeiramente o aumento de 10,7% em junho.

As vendas no varejo da China tiveram ampliação de 15,2% em julho sobre as do mesmo mês do ano passado, acelerando a expansão de 15% verificada em junho. Embora incluam as compras do governo, os dados sugerem que o consumo privado continua em recuperação.

Refletindo a fraqueza da demanda, o índice de preços ao consumidor apresentou queda de 1,8% em julho na comparação com julho de 2008, no sexto declínio consecutivo, enquanto o índice de preços ao produtor caiu 8,2%, no oitavo mês seguido de baixa. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinaeconomiaindústria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • O Pix é seguro? Veja dicas de especialistas sobre o sistema de pagamentos
  • 13º salário: quem tem direito, datas e como a pandemia pode afetar o cálculo
  • Renda básica: o que é, quais os objetivos e efeitos e onde é aplicada

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.