carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Crise de crédito na zona do euro é sistêmica, avalia Barroso

A crise de dívida soberana da zona do euro se tornou sistêmica e exige medidas para toda a zona do euro e algumas específicas para determinados países, afirma o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, em nota com comentários que serão feitos diante de líderes da União Europeia nesta quinta-feira.

REUTERS

16 de dezembro de 2010 | 11h46

O discurso de Barroso para o encontro, obtido pela Reuters, mostra que o chefe do braço executivo da UE acredita que um dos motivos para a crise é que os mercados estavam precificando errado o risco na zona do euro e atuando como rebanho.

"A crise soberana atual tornou-se sistêmica por natureza e é conduzida não apenas por fundamentos orçamentários, mas também pela má precificação do risco de crédito por investidores e pelo comportamento de rebanho no curto prazo nos mercados", afirma o discurso.

Os líderes da UE discutirão mudanças no tratado na quinta e sexta-feiras, para abrir o caminho para a criação de um Mecanismo de Estabilidade Europeia, para resolver a crise de crédito a partir de meados de 2013.

Tudo o que sabemos sobre:
MACROUEBARROSO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.