22 de junho de 2011 | 18h32
O presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano), Ben Bernanke, disse nesta quarta-feira que a crise na Grécia pode ameaçar o sistema financeiro mundial.
"Um fracasso em resolver essa situação ameaçaria os sistemas financeiros europeus, o sistema financeiro global e a união política europeia", disse Bernanke, em entrevista coletiva em Washington.
Segundo o presidente do Fed, os Estados Unidos estão em contato direto com seus colegas europeus para acompanhar a situação.
Bernanke fez as declarações após uma reunião do Fomc (Federal Open Market Committee, órgão equivalente ao Comitê de Política Monetária brasileiro), na qual foi decidido manter a taxa de juros americana em entre 0% e 0,25%.
Segundo o Fed, a taxa, que permanece inalterada desde dezembro de 2008, deverá continuar neste patamar por um longo período.
Crescimento
O Fed também reduziu sua previsão de crescimento da economia americana em 2011, para entre 2,7% e 2,9%. A projeção anterior, divulgada em abril, era de entre 3,1% e 3,3%.
Segundo Bernanke, a recuperação da economia americana está ocorrendo em um ritmo menor do que o esperado.
"A recuperação econômica parece estar ocorrendo em um ritmo moderado, apesar de um pouco mais lento do que o comitê esperava, e alguns indicadores recentes do mercado de trabalho também foram mais fracos do que o esperado", disse.
"Por exemplo, a taxa de desemprego aumentou 0,3 ponto percentual desde março", afirmou, ao citar também o aumento de novos pedidos de seguro desemprego.
A taxa de desemprego nos Estados Unidos é de 9,1%, e o Fed prevê que desça a um patamar entre 8,6% e 8,9% até o final do ano.
O Fed também prevê inflação de entre 2,3% e 2,5% neste ano.
Bernanke disse que o lento ritmo da recuperação americana se deve em parte a fatores temporários, como os preços das commodities e os efeitos do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão em março e tiveram impacto sobre o setor manufatureiro nos Estados Unidos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato