CONTEÚDO PATROCINADO

CRM conecta empresa a consumidor de forma inteligente

Estudo da Salesforce identifica as tendências e a importância da ferramenta de gestão de cliente no consumo digital pós-pandemia; conheça cases de sucesso de uso do CRM, tecnologia que auxilia das pequenas às gigantes empresas

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Salesforce
Atualização:
4 min de leitura
Divulgação 

CRM conecta empresa a consumidor de forma inteligente

Leia também

Estudo da Salesforce identifica as tendências e a importância da ferramenta de gestão de cliente no consumo digital pós-pandemia; conheça cases de sucesso de uso do CRM, tecnologia que auxilia das pequenas às gigantes empresas

Continua após a publicidade

Exigente, ágil, dinâmico, hiperconectado. O cliente-consumidor da era digital conta com ferramentas tecnológicas de conexão para interagir com as empresas e os negócios de sua preferência. E espera, igualmente, uma comunicação ágil, responsiva, inteligente e multicanal de quem está comercializando algum produto ou serviço.

Estar sempre pronto a atender as demandas necessárias e endereçar com rapidez os desafios do negócio são tarefas que requerem igualmente a ajuda da tecnologia – e é aí que entram as soluções de CRM (sigla para customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente) robustas e confiáveis.

E é isso – e muito mais – que o CRM da Salesforce entrega: um sistema de fácil entendimento e uso por parte dos profissionais, e dotado de estratégia que permite um planejamento seguro para o futuro. A ferramenta aplica inteligência aos dados armazenados, para identificar padrões, comportamentos e demandas dos clientes e, assim, oferecer a eles exatamente o que desejam.

Continua após a publicidade

E ainda o CRM torna-se um poderoso aliado dos gestores e vendedores. Ainda mais na jornada de recuperação econômica, tão necessária e da qual fará parte a reinvenção de várias verticais de negócio, no momento pós-pandemia e diante da alta concorrência.

Nova era da economia

Um relatório divulgado recentemente pela Salesforce, que é líder global em CRM, evidencia o que os clientes esperam nessa relação com suas empresas preferidas, como empatia, personalização de serviços e produtos, facilidade e conveniência, tudo proporcionado pela transformação digital.

Continua após a publicidade

O “ State of the Connected Customer ”, como é chamado o estudo, mostrou ainda uma grande alta na escolha por meios digitais por parte dos clientes: os brasileiros estimam que 71% de suas interações com empresas ocorram de modo online este ano, em comparação com 46% em 2019. E quase a totalidade dos consumidores – impressionantes 94% – espera que as companhias pisem no acelerador em relação a suas estratégias digitais na nova era econômica. Foram ouvidos, globalmente, 15 mil consumidores e compradores comerciais em 27 países (650 deles no Brasil).

É justamente essa grande demanda digital, e que só vai aumentar, que vem fazendo as marcas inovarem rapidamente, como comenta Fabio Costa, general manager da Salesforce Brasil. “Em meio a crises e incertezas, tão importante quanto a necessidade de se transformar digitalmente, há a expectativa de os negócios gerarem um impacto mais positivo no relacionamento com os clientes”, comenta o executivo. 

4 tendências dos consumidores sobre a interação digital com as empresas

Continua após a publicidade

Foram identificadas quatro tendências-chave no estudo da Salesforce, informações preciosas que podem servir como norte para o planejamento de soluções de CRM eficientes nas organizações, em especial porque a crise causada pela covid-19 evidenciou a necessidade de realizar boa parte dos contatos por meios digitais.

● Em primeiro lugar, manter o contato é essencial em meio à crise, reforçando e reconstruindo a confiança. Entre os pesquisados brasileiros, 96% apontaram que a maneira como uma empresa atua durante uma crise demonstra sua confiabilidade.

● Em segundo, personalizar ao máximo as ofertas, para oferecer atendimento exclusivo, é ponto bastante valorizado pelos clientes, que podem se frustrar com informações, contatos, fatos desnecessários, ainda mais em momentos estressantes. De acordo com o relatório, cerca de 58% dos clientes brasileiros dizem que geralmente têm a percepção de que vendas, serviços e marketing não compartilham informações entre si – o que serve como ponto de atenção para a melhoria das estratégias.

Continua após a publicidade

● O terceiro item destaca a omnicanalidade (possibilidade de atendimento em vários canais) e os novos comportamentos digitais, que vão se consolidar, como formas de facilitar o contato com clientes, sempre à luz da transparência no uso de dados e informações pessoais. No Brasil, 81% dos clientes afirmam que a covid-19 elevou suas expectativas de recursos digitais, e 92% dos consumidores afirmam que a experiência é tão importante quanto os produtos e serviços.

● Por último, os clientes passaram a valorizar, e muito, que as marcas demonstrem seus valores e compromissos sociais. Para 95% dos clientes brasileiros, o papel das empresas está mudando, e elas devem ter um olhar especial para corrigir possíveis questões não só junto da sociedade, mas econômicas e ecológicas.

Cases de sucesso

Continua após a publicidade

É diante de todas essas necessidades e desafios que as soluções de CRM surgem como poderosas aliadas e já são incorporadas ao dia a dia por várias empresas, de diversos tamanhos, que vêm alavancando seus desempenhos utilizando a plataforma da Salesforce, baseada em nuvem.

Um dos exemplos que ganhou tração foi o da fintech EBANX, processadora de pagamentos digitais. Ao utilizar a Salesforce, aumentou-se a eficiência operacional do processo comercial.

Cerca de um quarto de toda a equipe, como os times de pré-venda, vendas (internas e corporativas) e pós-venda, usa o Sales Cloud, de fácil configuração, com inteligência integrada, vários canais de suporte e uma visão completa do cliente, além de automação de vendas. Já o Service Cloud fica responsável pela gestão de atendimento aos clientes, adotado pela equipe de atendimento corporativo (B2B).

A empresa adotou também o Pardot da Salesforce, que possibilita a automação de ações de marketing, diante da inteligência de dados na análise de toda a navegação nos canais digitais, gerando insights sobre qual o melhor momento para uma abordagem, seja por telefone ou outro fluxo de mensagens. O Pardot nos ajudou a falar com nosso cliente mais claramente e com mais detalhes sobre um momento importante para ele", diz Flávio Rizzo, gerente de Operações Comerciais do EBANX.

Veja mais cases de sucesso aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.