Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Cursos ajudam a organizar o orçamento de 2011

Na reta final de 2010, Bovespa e governo põem à disposição aulas gratuitas para auxiliar no dia a dia das finanças

, O Estado de S.Paulo

20 de dezembro de 2010 | 00h00

Faltam apenas duas semanas para o fim do ano. Organizar as finanças e o orçamento para iniciar 2011 com o pé direito e terminá-lo sem dívidas, mas com poupança, ainda dá tempo. Para auxiliar os interessados, há alguns cursos e palestras gratuitos que serão realizados nesta semana.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por exemplo, dará hoje e amanhã o curso de educação financeira Educar Master. As aulas serão das 19 horas às 22h30 e as inscrições devem ser feitas no site da Bovespa.

Amanhã, dia 21, também na Bovespa, haverá o curso Como Investir em Ações, das 8h30 às 18h30. Também é preciso fazer inscrição prévia no site da Bolsa.

Os dois cursos ocorrerão na sede da Bovespa, na rua 15 de Novembro, 275, Centro. As aulas, que fazem parte do projeto de popularização da Bolsa no País, vão tratar de organização do orçamento pessoal e familiar, alternativas de investimentos, entre elas o mercado de ações, e formação de patrimônio.

"Os participantes receberão cartilha didática com informações úteis para seu dia a dia", afirma a Bolsa. "A partir das informações que receberem, os alunos estarão mais habilitados para planejar e controlar, por exemplo, seus gastos com as festas de fim de ano e com as férias, que são grandes desafios para as finanças pessoais neste período do ano", completa um comunicado da instituição.

Aqueles que têm interesse em investir em ações podem conhecer e treinar o funcionamento de um home broker (plataforma online de negociação de ações) no portal SimulAção. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo portal: www.simulacaobmfbovespa.com.br.

Cursos online. Para quem está com o tempo apertado, há a alternativa de cursos online. O Portal do Investidor, site do governo federal, tem dois cursos gratuitos sobre finanças pessoais.

Um deles tem como tema a administração das finanças e o outro agrupa quesitos básicos de matemática financeira, indicado para quem já tem investimentos e quer aperfeiçoar a administração da carteira.

A Associação de Defesa do Consumidor ProTeste inseriu no fim da semana passada em seu site uma série de perguntas e respostas sobre os benefícios fiscais que os planos de previdência podem proporcionar. Os esclarecimentos estão no: www.proteste.org.br/investimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.