Czarnikow eleva previsão para déficit de açúcar em 2009/10

A consultoria Czarnikow elevou nesta terça-feira sua previsão para o déficit global de açúcar em 2009/10 em 10 por cento, após revisar para baixo suas projeções de safra para o hemisfério norte.

REUTERS

16 de fevereiro de 2010 | 15h14

A Czarnikow revisou para cima suas estimativas para um déficit de 14,8 milhões de toneladas, perto do recorde em 2008/09 estimado em 15,6 milhões de toneladas.

"Agora está ficando claro que as esperanças iniciais de uma forte recuperação na produção durante a temporada 2009/10 não serão concretizadas", disse a consultoria com sede em Londres em comunicado.

A alteração da estimativa para o mercado de açúcar foi elaborada com base na revisão para baixo das previsões para a produção em importantes safras incluindo Tailândia, México e China, disse Toby Cohen, diretor de pesquisa da Czarnikow.

"Os números (da safra) não são tão elevados como esperávamos um ano ou mais atrás", disse Cohen à Reuters.

As últimas revisões sugerem que a produção global de açúcar deve chegar a 152,8 milhões de toneladas, comparado com 150,2 milhões no último ano, que é substancialmente menor contra estimativa inicial em agosto de 158,2 milhões de toneladas.

"A oferta não será suficiente para corresponder à demanda e nós continuamos prevendo uma redução forçada no consumo durante 2010", acrescentou a Czarnikow.

(Reportagem de David Brough)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODS, ACUCAR, DEFICIT*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.