Publicidade

Dá para conseguir retorno rápido com a sua franquia

Há negócios que prometem retorno em até 24 meses. Mas o sucesso depende também da dedicação do empresário

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

SÃO PAULO - O tempo de retorno do investimento é fundamental na escolha de uma franquia. Quem deseja lucrar no curto prazo, encontra hoje no mercado diversas opções de negócios que garantem os primeiros dividendos em até 24 meses (enquanto a média é de até 36).

PUBLICIDADE

E a popularidade das redes com esse perfil não para de crescer. Só as microfranquias (modalidade de baixo investimento e com chances de lucro ainda mais rápido) já representam 10% do faturamento do setor de franchising no Brasil.

Ter uma empresa rentável no curto prazo, no entanto, depende também de muitos outros fatores. "A afinidade do empreendedor com o negócio é essencial para uma empresa dar dinheiro", afirma a vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Maria Cristina Franco. "Depois, vem a capacidade de investimento e o conhecimento do sistema de franquias", analisa.

A empresária Janaína Brito de Andrade, de 28 anos, comprovou na prática essa tese. Há seis anos ela adquiriu uma unidade da clínica de estética Emagrecentro já em funcionamento na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O espaço, que na época tinha três anos de existência, só dava prejuízo, embora a previsão de retorno fosse de seis meses.

Em dois meses à frente do negócio, Janaína, que antes era representante comercial, não só obteve o retorno do seu investimento como também dobrou o faturamento esperado (cerca de R$ 30 mil). Em três meses, o lucro triplicou. E em seis meses ela abriu outra unidade.

Esses resultados foram fruto de melhorias feitas pela empreendedora, como a reforma da fachada, a distribuição de vales para degustação dos serviços oferecidos, a publicação de anúncios em jornais e outdoors da região e a instalação de música nos ambientes das clínicas.

Hoje, ela é dona de quatro unidades da Emagrecentro, duas academias e dois salões de cabeleireiro, todos franquias da mesma rede. "Antes de ser dona, eu fui cliente da empresa, o que me ajudou a perceber as falhas do local", explica.

Publicidade

Mais informações sobre o universo das pequenas e médias empresas estão publicadas na primeira edição do Estadão PME, que circula hoje junto com o Estadão e terá edição mensal. Além do caderno, o leitor ainda ganhará um site – dentro do portal do Estadão – e três boletins semanais na rádio Estadão ESPN. Uma vez por semana, no caderno de Economia & Negócios, o leitor também terá um espaço apenas para a discussão do empreendedorismo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.