Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Dado sobre plantio de grãos guia preços

Após o feriado de Memorial Day nos Estados Unidos, ontem, o mercado de grãos na Bolsa de Chicago reabre hoje na expectativa dos dados sobre o avanço do plantio no país. O excesso de umidade vem impedindo o cultivo de milho, trigo de primavera e soja na região Meio-Oeste. Por isso, qualquer atraso nos trabalhos impacta diretamente nos preços. Há necessidade urgente de clima mais seco. E, se isso se confirmar, os preços dos grãos tendem a ceder. O governo divulga hoje relatório em que mostra como evoluiu o cultivo de grãos na semana passada. ''O avanço do plantio no fim de semana vai ditar o início das negociações'', disse Glauco Monte, analista da corretora FCStone.

Filipe Domingues e Camila Moreira, O Estado de S.Paulo

31 de maio de 2011 | 00h00

Embora os preços do trigo estejam abaixo das máximas recentes - em 2011 acumulam queda de 1,47% -, o analista Vinicius Ito, da corretora Newedge, explicou que os preços dos grãos estão altos e os participantes do mercado não querem vender porque as cotações podem subir mais, dependendo do clima. Uma forte seca afeta áreas na Europa. Na sexta-feira, o contrato do trigo para entrega em julho fechou a US$ 8,1975 por bushel.

No médio prazo, pode pesar a retomada das exportações de grãos na Rússia, anunciada no fim de semana. Os embarques começam em 1º de julho, diante da boa expectativa de safra. A restrição foi imposta no ano passado, após seca que reduziu a produção em 30%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.