Das vendas de minério de ferro, 20% ocorrem pelo modelo trimestral

Mineradora lembrou que esse sistema considera a média dos preços no trimestre anterior, com defasagem de um mês  

Fernanda Guimarães, da Agência Estado,

25 de julho de 2012 | 19h43

SÃO PAULO - A Vale informou que atualmente quase 20% do total de suas vendas de minério de ferro ocorrem pelo modelo trimestral de precificação. A mineradora lembrou que esse sistema considera a média dos preços no trimestre anterior, com defasagem de um mês. Ou seja, para o segundo trimestre do ano foi considerada a média dos preços dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Já metade das vendas está utilizando, como modelo de precificação, a média do preço no trimestre corrente e o restante (30%) está sendo negociado segundo médias mensais e preços spot (à vista).

A Vale destacou que, no início de 2010, 100% de suas vendas estavam utilizando como modelo de precificação o modelo trimestral. "Um conjunto de fatores contribui para determinar diferenças entre o preço médio de nossos embarques e o índice de preços usado como referência e para variações trimestrais de ambas as variáveis: teor de umidade,

preços de frete, qualidade, prêmio para a qualidade, tipo de produto e a composição das vendas por sistema de preços", salientou a mineradora.

A Vale destaca, ainda, que os preços trimestrais são afetados pelos período de cotação diferentes (devido aos diferentes modelos utilizados).

Tudo o que sabemos sobre:
Valetrimestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.