carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Data mais provável para eleição na Grécia é 6 de maio, diz fonte

A fonte não descartou, porém, a possibilidade de o voto nacional ser realizado em um domingo antes ou depois dessa data

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

28 de março de 2012 | 11h16

A Grécia deverá realizar as eleições no dia 6 de maio para substituir o atual governo do primeiro-ministro, Lucas Papademos, afirmou um fonte do governo. A fonte não descartou, porém, a possibilidade de o voto nacional ser realizado em um domingo antes ou depois dessa data.

"As datas mais prováveis são 29 de abril ou 6 de maio", e a mais provável das duas é 6 de maio, afirmou a fonte. Mas líderes políticos gregos têm avaliado também a data de 13 de maio, acrescentou. Um anúncio formal poderá ser feito no início desta semana.

Pesquisas mostraram que os gregos estão se afastando dos dois principais partidos políticos do país - os Socialistas e o de Nova Democracia (centro-direita) - que juntos apoiam o governo interino de Papademos.Três pesquisas publicadas durante o fim de semana mostraram que os dois partido obteria menos da metade do votos, se as eleições fossem realizadas hoje. Segundo as pesquisas, o apoio público aumentou acentuadamente para seis de oito partidos marginais menores.

Como resultado, muitos analistas e comentadores políticos temem que as próximas eleições resultem em um Parlamento fragmentado. Isso levará a um governo de coalizão dividido, mesmo com a Grécia forçada a implementar novas medidas de austeridade em troca de um resgate € 130 bilhões da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Um dos principais desafios que o novo governo enfrentará será anunciar cerca de € 11 bilhões em novas medidas de austeridade até junho para cobrir lacunas de déficits esperadas em 2013 e 2014. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Gréciacriseeuroeleição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.