De olho no Natal, Claro baixa tarifas de pré-pago

Tarifa para ligações locais e por meio de DDD foi reduzida de R$ 0,25 para R$ 0,21 

Rodrigo Petry, da Agência Estado,

20 de outubro de 2011 | 12h01

SÃO PAULO - A operadora de telefonia Claro anunciou nesta quinta-feira, 20, a redução de R$ 0,25 para R$ 0,21 das tarifas de pré-pago por cada ligação para chamadas locais e para outras regiões do País, por meio do DDD. Segundo o diretor de marketing da Claro, Erik Fernandes, mais de 15 milhões de clientes pré-pago serão migrados automaticamente para as novas tarifas.

Em teleconferência com jornalistas, ele evitou dar projeções de ganhos de fatia de mercado com essa promoção, mas destacou que a companhia já se prepara para as vendas de Natal com essa campanha, que começa a ser veiculada a partir deste sábado. Nas chamadas a longa distância do pré-pago, os clientes têm que usar o código 021.

Aos clientes pós-pagos, a empresa aposta nos pacotes de chamadas DDD ilimitadas a partir de R$ 29,90. 

A Claro pretende ganhar fatia de mercado no País, mas sem abrir mão da qualidade dos serviços de rede, explicou Fernandes. "Ganhar mercado é importante, porém mais do que a fatia de mercado nos interessa a qualidade dos serviços", afirmou, durante teleconferência com jornalistas. Segundo ele, a Claro e o grupo controlador mexicano América Móvil estão no Brasil com uma visão de longo prazo. "Buscamos a competitividade, mas isso tem que estar atrelado à qualidade", disse. "Não vamos sacrificar a rede só para obter resultados de curto prazo", completou.

Segundo os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em setembro a Claro manteve a terceira posição de mercado, com uma participação de 25,3%, atrás de Vivo (29,4%) e TIM (26,4%).

Fernandes acrescentou que a perda de receita com a redução das taxas será compensada pelo aumento da frequência de recarga dos aparelhos pré-pagos e pelo aumento da base de clientes. Porém, não deu projeções para o crescimento. Essa promoção terá validade de seis meses, podendo ser renovada automaticamente após esse período.

O diretor salientou que a empresa realizou uma análise da rede para ter segurança de que não ocorram problemas com a qualidade dos serviços com essa campanha, que visa o Natal. "Estamos nos antecipando à concorrência com essa promoção", comentou.

As empresas do grupo América Móvil (Claro, Embratel e NET) investirão R$ 10 bilhões em 2011 e 2012 na ampliação de rede e na conquista de novos mercados no País.

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