Declaração de Imposto de Renda 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS

, O Estado de S.Paulo

23 de abril de 2011 | 00h00

Abaixo a tributarista Elisabeth Lewandowski Libertuci, do escritório Libertuci Advogados Associados, responde às dúvidas dos leitores sobre o Imposto de Renda. Perguntas para: imposto.renda@grupoestado.com.br.

1. Tenho duas fontes de renda: aposentadoria e pensão por morte do meu marido, ambas são, porém, da mesma fonte pagadora e eu recebi dois informes de rendimento. Qual dos dois eu devo usar?

Você deve somar os dois informes de rendimentos recebidos e verificar qual o valor total recebido, independentemente de ter sido informado como rendimento tributável ou isento. Deste valor total, diminua R$ 17.989,80 e informe no campo "rendimentos isentos e não tributáveis". A diferença (valor remanescente para compor o valor total recebido) menos o pagamento ao advogado a título de honorários (20% do valor obtido pela ação judicial) deve ser informada no campo "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica pelo titular" e o IRF constante nos dois informes deve ser informado na coluna "imposto retido na fonte". Os honorários pagos ao advogado devem ser informados no campo "pagamentos e doações efetuados".

2. Vendi um imóvel, preenchi a declaração, apurei e recolhi o imposto. O computador usado para preencher a declaração foi roubado e perdi essas informações. A tal declaração foi enviada automaticamente para a Receita ou ela somente seria recuperada e enviada quando for realizado o preenchimento da declaração anual do IR?

O anexo de ganho de capital apenas será enviado à Receita Federal após feita a importação para a declaração de IR a ser entregue até abril de 2011

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.