Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2011

TIRE SUAS DÚVIDAS

, O Estado de S.Paulo

22 de abril de 2011 | 00h00

Abaixo a tributarista Elisabeth Lewandowski Libertuci, do escritório Libertuci Advogados Associados, responde às dúvidas dos leitores sobre o Imposto de Renda. Perguntas para: imposto.renda@grupoestado.com.br.

1. Meu filho faz estágio em um escritório de advocacia. Sendo ele ainda meu dependente, devo declarar como renda os valores que ele recebe como remuneração obtida no estágio que ele realiza? Qual a orientação correta sobre esse caso?

Sim. Os rendimentos recebidos pelo dependente precisam constar na sua declaração de IR como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica pelo dependente. Faça um teste e verifique se não vale a pena o filho passar a apresentar declaração de IR em separado. Faça um rascunho da declaração incluindo o rendimento do dependente e as despesas com médicos, instrução - entre outras - relacionadas a ele e elabore um outro sem essas despesas e gastos listados, além de uma declaração em nome dele com os rendimentos do escritório (na versão simplificada). Verifique em qual das situações você encontra um saldo de IR menor: na declaração de IR em que constar os rendimentos do estágio e despesas do filho; ou na declaração de IR em que não constar os rendimentos e despesas do filho somada à declaração simplificada do filho.

2. Na declaração realizada em separado como devo declarar os bens comuns do casal?

Os bens comuns do casal podem ser informados integralmente na declaração de bens por um dos cônjuges ou ainda na proporção de 50% para cada um.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.