Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Decoração é motivo a mais para ir às compras

O visual de uma loja tem, entre outros objetivos, o de fazer o público-alvo se identificar com o produto exposto nas prateleiras. Muitas vezes, essa meta é cumprida tão perfeitamente que a decoração da loja se confunde com os produtos vendidos ali - isso quando não chama mais atenção do que eles.

Aiana Freitas, O Estado de S.Paulo

20 de setembro de 2010 | 00h00

Seiscentos mil cristais Swarovski decoram o teto de um dos andares da nova loja da designer britânica de joias Solange Azagury-Partridge. Ao cuidar pessoalmente da decoração, Solange tinha uma preocupação: fazer com que a filial transmitisse a aura de luxo que ronda a Bond Street, em Londres, onde está localizada.

Seu objetivo foi totalmente alcançado. Além dos cristais, destacam-se na loja as paredes formadas por painéis vermelhos de madeira e um tapete colorido que, juntos, dão um aspecto quase teatral ao ambiente - e remetem justamente às próprias joias que Solange desenvolve, repletas de pedras preciosas, mas marcadas por cores fortes e com grande apelo pop.

Assim como as joias de Solange se integram completamente ao cenário da loja londrina, as roupas da butique Runway combinam perfeitamente com o ambiente luxuoso da loja localizada na cidade de Ho Chi Minh City, no Vietnã.

O projeto ficou a cargo do escritório italiano CLS Architetti, que criou paredes onduladas e apostou em tons claros, como bege, branco e prata. Na sala destinada às clientes vip, o teto é todo coberto com rosas de gesso. Em outro ambiente, o destaque é um globo espelhado gigante.

Do outro lado do planeta, na cidade de Santa Mônica, na Califórnia (Estados Unidos), fica a pequena loja RK Apothecary, especializada em produtos para banho. O escritório de arquitetura The Los Angeles Design Group criou o ambiente: a maior parte dos produtos é disposta não em prateleiras, mas em nichos - permitindo que o consumidor os experimente ali mesmo.

O destaque, no entanto, está no teto, onde luminárias penduradas em grandes globos de vidro se assemelham a bolhas de sabão - uma forma que os arquitetos também encontraram de fazer a decoração remeter aos produtos vendidos ali.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.