Déficit da Grécia chega a cerca de ? 20 bi, diz revista

A revista alemã Der Spiegel voltou a informar que o rombo nas finanças públicas da Grécia pode ser maior do que o anteriormente previsto. Em reportagem publicada neste domingo, a Der Spiegel diz que a Grécia enfrenta um déficit de cerca de 20 bilhões de euros no seu orçamento, quase o dobro da estimativa anterior, citando resultados preliminares da chamada Troica, formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Anteriormente o déficit havia sido previsto pelo governo grego em não mais do que 11 bilhões de euros.

AE, Agencia Estado

23 de setembro de 2012 | 10h36

A Grécia está aguardando desde junho pela próxima parcela do plano de ajuda - um pagamento de 31 bilhões de euros do fundo de resgate da zona do euro e do FMI. Enquanto isso, a recessão se intensifica.

De acordo com a revista, que não revelou fontes, o primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, perguntou várias vezes se os credores públicos da Grécia estariam dispostos a perdoar parte das dívidas do país. A Der Spiegel informou ainda que uma disputa eclodiu entre o governo da Alemanha e a Comissão Europeia sobre quando votar a decisão de dar ou não novo auxílio financeiro à Grécia. Conforme a revista, a Comissão Europeia quer decidir sobre o assunto no Conselho Europeu em meados de outubro, mas Berlim acredita que números confiáveis sobre as finanças gregas só estarão disponíveis a partir de novembro.

No dia 18 de agosto, a Der Spiegel havia informado que o rombo nas finanças públicas da Grécia seria maior do que o pensado, também citando dados preliminares de representantes da troica. Na época, a revista afirmou que o déficit no orçamento do país neste ano chegaria a até 14 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
GréciaDéficitDer Spiegel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.