Demanda do consumidor por crédito cai 10,8% em setembro

Na comparação com o mês de agosto deste ano, houve queda de 2,3%; a retração foi de 4,6% no acumulado em 12 meses

Mário Braga, O Estado de S. Paulo

28 de outubro de 2014 | 10h42

SÃO PAULO - A demanda dos consumidores por crédito caiu 10,8% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em outras bases comparativas também houve queda: as retrações foram de 2,3% na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais; de 4,6% no acumulado de 12 meses; e de 5,6% no acumulado dos nove primeiros meses do ano, ante igual período do ano anterior. 

A análise dos segmentos que compõem o indicador geral indica que houve recuo de 3,1% na demanda por crédito nas instituições financeiras e de 1,8% nas não financeiras, na margem, na séria ajustada sazonalmente. Na comparação com setembro de 2013, as quedas foram de 9,6% e 11,5%, respectivamente.

A Boa Vista volta a ressaltar que o mercado de crédito passou por diversos ajustes nos últimos meses com o objetivo de estimular a retomada da procurar por crédito por parte dos consumidores. "Contudo, pelo próprio caráter das medidas mais estruturais, até o presente momento, os impactos não foram significativos", diz a instituição, ponderando ser possível uma reversão deste cenário apenas em meados de 2015, com a suavização do "atual aperto monetário e, consequentemente, maiores estímulos à demanda por crédito".

O indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF realizadas por empresas à base de dados da Boa Vista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Tudo o que sabemos sobre:
créditoscpc

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.