Demanda: do sonho da casa própria à sofisticação plena

Do segmento econômico ao alto padrão, as demandas dos compradores de imóveis novos se alteram, embora algumas exigências sejam universais.

O Estado de S.Paulo

23 de fevereiro de 2014 | 02h13

"Hoje, a varanda se tornou um item muito importante para os clientes. A as áreas sociais dos apartamentos têm sido cada vez mais valorizadas", diz o diretor executivo de incorporação da Even, João Azevedo.

Nos empreendimentos mais baratos, a realização do sonho da casa própria prevalece sobre os detalhes construtivos, segundo ele. Projetos populares e alguns econômicos caracterizam-se pela simplicidade das áreas comuns, com menor pressão sobre os custos do projeto e de operação. As garagens descobertas e os acabamentos menos sofisticados, por exemplo, são comuns nesses condomínio, embora muitos tenham itens como piscina e salão de festas.

Já os adquirentes de perfil médio primam pela grande infraestrutura do empreendimento. "É como se a área comum do prédio fosse uma extensão do apartamento", diz o diretor de lançamentos do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Cyro Naufel. A crescente preocupação da sociedade com o bem-estar também se traduziria nos gostos dos clientes pela cada vez mais presente exigência de academias, bicicletários e soluções sustentáveis.

No alto padrão, a pluralidade dos espaços coletivos não faz a cabeça dos compradores, mas sim a exclusividade dos projetos. De acordo com a diretora de marketing da incorporadora Alfa Realty, Cíntia Valente, os prédios com uma quantidade menor de unidades costumam ser priorizados pelos consumidores do segmento. "Nossos empreendimentos têm 40, 44 unidades. Os clientes querem sentir que aquela estrutura do prédio é para poucas pessoas."

A atenção aos diferenciais estéticos é muito acentuada no alto padrão e norteia de forma determinante as compras, na opinião de Artur Jorge de Deus Lé, um dos sócios diretores do escritório Anastassiadis Arquitetos. A assinatura de profissionais renomados, aliás, tem ganhado espaço a cada dia no mercado como um todo.

Outro aspecto determinante nos projetos de perfil familiar, seja de padrão médio ou alto, é a prioridade dada aos instrumentos de segurança. "É uma preocupação muito grande, além da destinada aos espaços para o divertimento dos filhos", diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.