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Demissões na Varig chegam a 5.500 funcionários

Segundo a empresa, os funcionários estão sendo avisados por seus superiores e, em casos excepcionais, por correspondência, já que alguns não têm pontos fixos de trabalho

Por Agencia Estado
Atualização:

A Varig vai demitir 5.500 funcionários. Ou seja, serão mantidos 3.985 funcionários de um total de 9.485 empregados. O presidente da Varig, Marcelo Bottini, revelou que a direção da empresa já comunicou oficialmente aos funcionários sobre os cortes que serão promovidos por conta do plano de recuperação da companhia aérea. Segundo ele, as demissões já começaram e serão anunciadas ao longo das próximas semanas pelas chefias de cada departamento. O executivo descartou a possibilidade de sair uma lista única com todos os funcionários que serão aproveitados pela nova Varig. Em comunicado divulgado hoje, a direção da empresa explica que os funcionários que não têm local fixo, como comissários e pilotos, serão informados por correspondência enviada às suas casas. A empresa se compromete a realizar uma "contratação paulatina" dos empregados cortados, conforme o ritmo gradual de retomada do crescimento da frota e ampliação da malha de rotas nacionais e internacionais. O documento também destaca que "as rescisões serão pagas na forma estabelecida pelo Plano de Recuperação Judicial aprovado por todos os credores". Será dado prioridade, portanto, à liberação do FGTS e a obtenção do Seguro Desemprego. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não vai comentar as demissões de funcionários anunciadas hoje pela direção da Varig em função do plano de recuperação da empresa. Segundo a Assessoria da Agência, "esse é um assunto relativo à estrutura da empresa e não é de competência do órgão regulador". Situação da Varig A Varig, com 79 anos de existência, está em recuperação judicial desde 17 de junho de 2005 e foi vendida em leilão para a VarigLog, sua ex-subsidiária de logística. Nos últimos dias, a empresa cancelou a maior parte das linhas. Ela opera neste momento com 10 aviões, voando para as seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus (rotas no Brasil), Frankfurt e Buenos Aires (no exterior). Ela opera também a Ponte Aérea Rio-São Paulo (Santos Dumont-Congonhas) diariamente, rota que será o principal foco dos novos administradores neste momento. A companhia mantém vôos extras para a Europa e América do Sul e uma linha para Miami e Nova Iorque (EUA) em dias alternados. O Programa Smiles não sofrerá alterações, embora os passageiros tenham tido dificuldade para utilizar as milhas por causa dos problemas nos serviços. A antiga Varig, que se chamará Nordeste e herdará todas as dívidas, vai operar apenas com um avião. A expectativa é de que ela fique com apenas 50 funcionários. Já a nova companhia, criada com a venda para a VarigLog, deve absorver cerca de 2 mil empregados. Veja a íntegra do comunicado distribuído aos funcionários "MENSAGEM DO PRESIDENTE Hoje, 28 de julho de 2006, damos início a uma das mais importantes fases do projeto de reestruturação da nossa Varig, promovendo a adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades das operações do momento. Alcançamos, todos juntos, muitas conquistas durante este período turbulento. Aprovamos, junto aos credores, o Plano de Recuperação Judicial e fizemos aquilo que quase ninguém acreditava ser possível: promovemos o leilão de ativos da Varig necessários à criação de uma nova empresa que levará, daqui para frente, a nossa marca de volta aos céus de todo o mundo. No entanto, todos sabíamos que no primeiro momento a nova empresa teria que promover profundas mudanças estruturais. E que, para isso, seria fundamental um período de adaptações necessárias à retomada de seu caminho para o crescimento, num futuro que, com certeza, será muito breve. A adequação do quadro de funcionários baseados no Brasil que iniciamos hoje não deve ser encarado, pura e simplesmente, como o fechamento de postos de trabalho. Pelo contrário, precisa ser visto como medida necessária e transitória para a manutenção e recuperação da Varig. Todos que trabalhamos no mercado de aviação sabemos que, a cada nova aeronave incorporada à frota da companhia, a cada rota nacional ou internacional adicionada à malha da empresa, mais trabalhadores devem ser contratados. Temos informações que, brevemente, outros aviões serão trazidos e o compromisso com os que dirigem a nova companhia é o de admitir - para os postos que forem criados - os funcionários agora desligados. Tenho convicção que cada um de nós cumpriu, e até mesmo excedeu, o papel que lhe coube até agora. É o que sempre soubemos fazer aqui na Varig: surpreender, superar expectativas, avançar e, mesmo diante das condições mais adversas, fazer com que a empresa fosse sempre a pioneira. Daqueles que serão absorvidos sei que posso esperar dedicação, lealdade, perseverança. E, principalmente, o trabalho com a inigualável marca dos funcionários da Varig. É assim que cada um de vocês poderá contribuir para que a companhia volte a crescer e, a curto/médio prazo, crie rapidamente novas oportunidades para que outros colegas voltem ao nosso convívio logo que possível. Os desligamentos começam a ser comunicados pessoalmente a vocês por suas chefias e, nos casos de funcionários que não têm local físico de trabalho, por correspondência enviada à residência de cada um. Posteriormente, os funcionários que agora deixam o nosso convívio diário serão comunicados por correspondência dos procedimentos para a rescisão contratual, Lembramos que, após a alteração dos acordos coletivos de trabalho - já em processamento junto aos Sindicatos - estas rescisões serão pagas na forma estabelecida pelo Plano de Recuperação Judicial aprovado por todos os credores. Será dada prioridade à documentação necessária à liberação do FGTS e do Seguro Desemprego. Marcelo Bottini Presidente"

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