12 de setembro de 2013 | 14h48
SÃO PAULO - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira, 12, que o programa de leiloes de swap cambial e de linha (vendas de dólares com compromisso de recompra), além de conferir previsibilidade, tem o objetivo de prover proteção cambial aos agentes econômicos neste período de transição na economia internacional. De acordo com o presidente do BC, desde o anuncio do programa em 22 de agosto, o real já se apreciou mais de 6%.
Tombini avaliou que as perspectivas para a economia internacional têm melhorado. Para ele, a economia mundial está em transição com o inicio da normalização das condições monetárias. Esse momento de transição, de acordo com Tombini, apresenta desafios para os quais o Brasil está preparado e o BC tem atuado para reduzir as volatilidades decorrentes deste processo.
Crescimento
O presidente do Banco Central disse que o crescimento tem se materializado de forma gradual, destacando o desempenho da produção de bens de capital ligados ao investimento.
Tombini disse que a economia apresentou diversos aspectos positivos no primeiro semestre. Ele destacou o crescimento do PIB a um ritmo superior a 6% em termos atualizados no segundo trimestre.
Segundo ele, a consolidação da economia como um todo e do investimento, em particular, passa pelo fortalecimento da confiança das empresas e das famílias, que mostra recuperação no período mais recente.
Tombini comentou que o crescimento das vendas do varejo, divulgado hoje pelo IBGE, corrobora a melhora da economia e da confiança das famílias.
Ele se referiu ao crescimento de 1,9% das vendas do varejo em julho sobre junho e de 6% sobre igual mês do ano passado.
Tombini participou de almoço com integrantes da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e as informações sobre o que o presidente falou para os participantes do evento foram passadas aos jornalistas pela assessoria de imprensa do BC.
Encontrou algum erro? Entre em contato