finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Desemprego em SP atingiu 8,6% em outubro, diz IBGE

A taxa de desemprego em São Paulo ficou em 8,6% em outubro, ante 8,7% registrados em setembro, revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outubro do ano passado, a taxa em São Paulo havia ficado em 7,7%.

JACQUELINE FARID, Agencia Estado

26 de novembro de 2009 | 11h23

De acordo com o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do instituto, Cimar Azeredo, ao longo de 2009 o número de desocupados na região metropolitana de São Paulo vem crescendo com taxas elevadas, puxadas sobretudo pelas demissões no setor industrial. Por isso, a taxa na região é superior à do ano passado, ao contrário do que ocorre na média das seis regiões pesquisadas.

Em outubro, o número de desocupados aumentou 10,4% em São Paulo ante igual mês do ano passado, ainda que tenha ocorrido queda, de 2,1%, em relação a setembro deste ano. Azeredo explica que o aumento apurado em outubro ante igual mês de 2008 foi puxado pela indústria, pelo comércio e pelo segmento de outros serviços. Este ano, a taxa de desemprego na região tem sido puxada especialmente pelo setor industrial. A taxa de desemprego em São Paulo, de janeiro a outubro, ficou em 9,5%, ante os 8,6% verificados em igual período do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
desempregoSPIBGE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.