Desemprego em SP sobe para 5,0% em janeiro, diz IBGE

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) subiu de 4,4% em dezembro para 5,0% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 20. Em janeiro de 2013, a taxa de desocupação na região ficou em 6,4%.

DANIELA AMORIM, Agencia Estado

20 de fevereiro de 2014 | 11h05

O comércio dispensou trabalhadores temporários na passagem de dezembro para janeiro, mas o que teria pressionado mesmo a taxa de desemprego foi o aumento no número de pessoas em busca de emprego, afirmou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

"Em São Paulo, de fato, a gente teve aumento do desemprego no mês de janeiro. Houve dispensa no comércio, mas o que a gente percebe em São Paulo é que houve aumento da pressão mesmo de mais gente buscando emprego. Houve dispensa de trabalhadores, mas ela não foi significativa. O que mais pressionou a taxa em São Paulo foi a maior procura por trabalho", justificou Adriana.

A população ocupada teve recuo de 0,8% em janeiro ante dezembro, 75 mil ocupados a menos na região. Na comparação com janeiro de 2013, a queda foi de 0,4%, o equivalente a 35 mil trabalhadores a menos.

Já a população desocupada aumentou 14,9% em janeiro em relação a dezembro, ou mais 67 mil pessoas em busca de emprego. Na comparação com janeiro de 2013, entretanto, houve recuo de 23,2% no número de desocupados, 155 mil pessoas a menos na fila do desemprego. Na passagem de dezembro para janeiro, o comércio dispensou 38 mil trabalhadores em São Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
empregoIBGEjaneiroSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.