PUBLICIDADE

Detroit estuda pagar dívida com valiosa coleção de carros antigos

Endividada desde a crise de 2008, prefeitura pode ser forçada a vender coleção avaliada em R$ 26,2 milhões

Por The New Yor Times
Atualização:

DETROIT - Uma preciosa coleção de 62 automóveis clássicos doados para a cidade símbolo da indústria automobilística correm o risco de serem vendidos para pagar a dívida de Detroit.

Mantidos pela municipalidade, os carros exibem um capítulo importante da história da indústria do automóvel. Juntos, os veículos estão avaliados em cerca de US$ 12 milhões, o equivalente a R$ 26,2 milhões.. A maioria dos carros está cuidadosamente armazenada sob coberturas de plástico infladas permanentemente por um sistema de refrigeração em um armazém do tempo da II Guerra Mundial. Outros estão em exposição no Museu Histórico de Detroit ou emprestados para exposições em outras cidades americanas.

Adam Lovell diz que seu favorito é o Hupmobile 1924 com um motor de quatro cilindros, fabricados pela extinta Hupp Motor Car Company. Outro que ele aprecia é um Dodge Caravan 1984. "Eu o chamo de o Modelo T da década de 80", disse ele. Para Sandra Studebaker de Fraser, que doou uma minivan de quatro cilindros, o padrão de transmissão de tem um significado pessoal."O carro se tornou um membro da minha família", disse Studebaker, que é parente distante da família automotiva Studebaker. A coleção foi avaliada em mais de US$ 12 milhões, de acordo com uma estimativa independente produzido por Hagerty, a seguradora de carros clássicos com sede em Traverse City, Michigan, a pedido do jornal The New York Times. "Você pode dizer que é uma coleção destina-se a ilustrar a história do automóvel", disse Jonathan Klinger, um porta-voz Hagerty. A coleção começou com a doação do Cadillac Osceola 1905 pela família de Henry M. Leland, gerente geral da Cadillac. O primeiro Cadillac fechado, construído para o Sr. Leland dirigir em dias de mau tempo, tem um motor de um cilindro que pode funcionar tanto com fluido de isqueiro como com gasolina. Enquanto a maioria dos veículos foram doados, vários foram adquiridas pela sociedade histórica, que os empresta a outras instituições, a partir do National Packard Museum, em Warren, Ohio. A perspectiva de perder a coleção seria difícil de imaginar, disse Lovell. Ao abrir a cobertura de plástico empoeirado sobre um carro conceito Ford Cougar fabricado em 1963, ele suspirou: "Isso não tem preço."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.