Dilma considera Meirelles entre nomes para Ministério da Fazenda, dizem fontes

Dilma considera Meirelles entre nomes para Ministério da Fazenda, dizem fontes

Durante sua gestão no Banco Central, o executivo entrou em conflito com a presidente por diversas vezes

REUTERS

12 de novembro de 2014 | 13h32

O ex presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos principais candidatos ao posto de próximo ministro da Fazenda, disseram fontes próximas ao governo à Reuters, no que marcaria uma importante mudança na direção a políticas que agradam o mercado no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.

Meirelles, de 69 anos de idade, é amplamente respeitado nos mercados e foi um dos arquitetos das políticas pragmáticas adotadas quando foi presidente do BC entre 2003 e 2010, período que aliou crescimento econômico masi robusto com inflação baixa e fortes programas antipobreza.

Várias vezes ele entrou em conflito com Dilma, que favorece uma postura mais intervencionista e tomou várias decisões econômicas sozinhas desde que assumiu o governo em 2011.

Fontes do governo disseram também que o outro principal candidato ao posto na Fazenda é Nelson Barbosa, o ex-secretário-executivo da pasta, hoje comandada por Guido Mantega, que vai deixar o governo.

Embora Barbosa tenha criticado publicamente a falta de transparência nas contas públicas do Brasil, ele é considerado um economista de esquerda que compartilha de muitas das convicções de Dilma de que o Estado deve ter um papel importante na economia.

(Reportagem de Alonso Soto)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROMEIRELLES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.