André Dusek/Estadão
Em seu segundo mandato, Dilma Rousseff enfrenta desafios econômicos e forte oposição política  André Dusek/Estadão

DILMA ROUSSEFF COMPLETA 100 DIAS DE SEGUNDO MANDATO

Além de baixo crescimento, ajuste fiscal e alta dos preços, presidente precisa lidar com forte oposição política e descontentamento popular

Carla Araújo, Karla Spotorno e Mário Braga, Agência Estado

10 de abril de 2015 | 05h00

O segundo governo de Dilma Rousseff completa 100 dias nesta sexta-feira, 10, em meio à queda de popularidade e a uma série de desafios econômicos e políticos.

Com a inflação em alta, baixo crescimento e as contas públicas desequilibradas, o governo precisou recorrer a um "freio de arrumação" na economia e reverter as medidas tomadas desde 2008 para conter os efeitos da crise.

É o chamado ajuste fiscal, que domina o noticiário desde que Joaquim Levy assumiu o Ministério da Fazenda com a missão de cortar gastos e elevar impostos. Tudo isso para evitar que o Brasil perca o grau de investimento, que é uma espécie de "selo" de bom pagador concedido pelas agências de classificação de risco.


Depois de arrumar a casa, a promessa é de que o País volte a crescer, a inflação perca fôlego e a dívida pública estabilize.

Em protesto nesta quinta-feira, 9, parlamentares da oposição levaram à Câmara dos Deputados um bolo decorado em preto e vermelho com os dizeres: "Sem dias (sic) de Dilma 2".


 Em série especial, o Broadcast, serviço da Agência Estado, analisa os cem primeiros dias do segundo governo de Dilma Rousseff, com projeções de especialistas sobre os rumos de seu novo mandato. Veja a seguir:

Perda de capital político dificulta agenda

Dilma precisa reatar relação com o Congresso

 

Apenas ajuste fiscal não garante meta de superávit

 

Convergência da inflação para 4,5% só ocorrerá após 2016

As tendências para os mercados financeiros

As influências sobre os preços dos ativos em 2015

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.