Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Dilma sanciona lei voltada para indústria de veículos

Segundo a lei, empresas do setor deveriam apresentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e modelos para continuar recebendo benefícios fiscais

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado,

20 de maio de 2011 | 12h23

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que determina que as indústrias de veículos, caminhões e tratores instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentassem, até o fim do ano passado, projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e modelos. Esta era a exigência para que as empresas continuassem recebendo uma série de benefícios fiscais da lei para o desenvolvimento regional.

A presidente, no entanto, vetou os artigos que estendiam os benefícios aos municípios abrangidos pela área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que não estão inseridos na região. De acordo com a Presidência, a inclusão dos fabricantes instalados nesses municípios "extrapola os valores originalmente previstos para a renúncia fiscal". Os vetos foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Além disso, foi vetado o artigo que punia o não cumprimento dos requisitos legais por parte das empresas beneficiadas com a suspensão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), impedindo assim o seu funcionamento. Para a Presidência, a sanção seria desproporcional e acarretaria "consideráveis prejuízos sociais e econômicos".

Tudo o que sabemos sobre:
veículoscarrosleiDilmasanção

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.