seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Dívida pública da Grécia cairá para 120% do PIB até 2022

Volta completa do país para os mercados de bônus será desafiadora, de acordo com relatório

Agência Estado

16 de maio de 2013 | 12h05

ATENAS - A dívida pública da Grécia deve cair para cerca de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2022 se seu programa de consolidação estiver completamente implementado, mas a volta completa aos mercados de bônus será desafiadora, segundo uma fonte que antecipou informações do relatório da Comissão Europeia, que será publicado na sexta-feira.

Uma autoridade da zona do euro disse à Market News International que o relatório destaca que "nos primeiros anos após a conclusão do financiamento oficial, a volta da Grécia aos mercado será difícil."

"O cenário base para a redução da dívida para 120% até 2022 não mudou, mas existem riscos que podem deixar os mercados nervosos", disse a autoridade. Em sua visão, a Comissão deixou a porta aberta para outro haircut (desconto) na dívida grega.

"Os ministros de Finanças deixaram claro que se a Grécia atingir suas metas fiscais e alcançar superávits primários, o país poderá pedir um alívio da dívida por meio da extensão dos vencimentos dos empréstimos existentes e a redução das taxas de juros", disse a fonte.

Segundo ele, a Comissão vai manter sua previsão de que a economia grega vai se contrair 4,2% este ano e crescer 0,6% em 2014. A contração do ano passado foi revisada para 6,4%, de 6,0%. As informações são da Market News International.

Tudo o que sabemos sobre:
Gréciadívida públicaqueda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.