Dixie Toga compra fábricas de grupo finlandês

Negócio de R$ 57,3 milhões inclui três unidades da Huhtamaki no Brasil e a subsidiária na Argentina

Andrea Vialli, O Estadao de S.Paulo

04 de junho de 2009 | 00h00

A fabricante de embalagens Dixie Toga fechou na noite de terça-feira um contrato de compra de 100% dos ativos da Huhtamaki Plásticos Rígidos Brasil Ltda., que faz parte do grupo finlandês Huhtamaki. A aquisição, de R$ 57,3 milhões, vinha sendo negociada desde setembro do ano passado, quando a matriz da Huhtamaki anunciou que tinha a intenção de se desfazer das unidades de plásticos rígidos em todo o mundo. Ontem, o presidente da Dixie Toga, Nelson Fazenda, e o diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, Marcos Barros, passaram o dia na sede da Huhtamaki em Pinhais, na Grande Curitiba, tranquilizando os funcionários da unidade. "Aquisições geram um clima de apreensão, por isso fomos nos apresentar aos empregados", diz Barros.A principal atividade da empresa adquirida é a fabricação de embalagens de plástico rígido, utilizadas pela indústria de alimentos. A Huhtamaki também produz embalagens de polpa moldada, usadas para acondicionar ovos e nas redes de fast food. A Dixie Toga ainda não atuava nesses segmentos."O negócio é bastante complementar. Cai como uma luva dentro do que estávamos buscando", afirma Barros. A Huhtamaki Brasil registrou faturamento líquido de R$ 140 milhões em 2008. Tem cerca de 500 funcionários e três unidades produtivas - Pinhais, Valinhos (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE). O negócio inclui também a aquisição da filial da Huhtamaki na Argentina, que emprega 100 pessoas. A Dixie Toga já tinha uma parceria com o grupo finlandês na Laminor, empresa que produz laminados (usados nos tubos de creme dental).ESTRATÉGIAA Dixie Toga é controlada pelo grupo Bemis Company, um gigante americano do ramo de embalagens flexíveis, que comprou 86% das ações da empresa no início de 2005. Segundo Barros, a aquisição das unidades da Huhtamaki tem o objetivo de expandir a atuação nos mercados da América do Sul - o grupo está presente no Brasil, Argentina e Chile, mercados que registram maior potencial de crescimento que o dos Estados Unidos, atingido em cheio pela crise."O Brasil sentiu os efeitos da crise. Mas justamente os segmentos ligados a alimentação, que são nossos principais clientes, foram os menos impactados", diz Barros. "O consumidor deixou de tomar crédito para comprar bens mais caros e acabou direcionando uma maior fatia de sua renda para os gastos com alimentação", explica. Só no primeiro trimestre de 2009 a empresa registrou um incremento de 5% a 8% nas vendas de embalagens. Com o novo negócio, o grupo espera atingir um faturamento de R$ 1,3 bilhão em 2009. No ano passado, a receita líquida na América do Sul foi de R$ 1,06 bilhão. O negócio foi aprovado em reunião do conselho de administração no dia 29 de maio e está sujeito a ratificação por assembleia geral. NÚMEROSR$ 57,3 milhões foi o valor pago pela Dixie Toga pelas unidades da Huhtamaki no Brasil e na ArgentinaR$ 1,06 bilhão foi quanto o grupo Dixie Toga faturou com as unidades da América do Sul no ano passado R$ 1,3 bilhão é a previsão de faturamento do grupo na América do Sul para 2009, com as novas aquisições

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