Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Dólar comercial registra alta

Moeda norte-americana em relação ao real abriu o pregão desta quinta-feira estável, a R$ 1,696, mas firmou-se em alta, instantes depois

Cristina Canas, da Agência Estado, Agencia Estado

23 de dezembro de 2010 | 10h06

O dólar comercial abriu as negociações hoje no mercado interbancário de câmbio estável, cotado a R$ 1,696. Os mercados mostram que não estão dispostos a correr mais risco, ao término de um ano difícil, e operam sem grandes oscilações nesta antevéspera de Natal.

Não dá para falar em clima festivo já que, apesar da maioria dos ativos acumular recuperação no decorrer de 2010, o ano encerra-se com muitas incertezas sobre a recuperação das economias mais desenvolvidas, principalmente as europeias. A desaceleração no ritmo dos negócios é perceptível e a opção das moedas é a cautela, com a maioria ganhando valor ante o dólar, mas com variação próxima de zero.

A agenda econômica dos EUA é extensa, mas nem isso deve abalar a calmaria. A percepção dos profissionais do mercado doméstico é de que só resultados muito fora do previsto poderão definir preços ou rumos diferentes daqueles que já estão nas telas.

Na Europa, o destaque até o momento tem som de notícia velha: a China veio a público reiterar o seu apoio às políticas da UE para salvar os países da região em dificuldades financeiras. Uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Jiang Yu, disse que a China está disposta a ajudar os países europeus a superar a atual crise de dívida e a Europa continua a ser uma mercado fundamental para o investimento das reservas cambiais do país.

Tudo o que sabemos sobre:
câmbiodólareuro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.