Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Dólar fecha estável, a R$1,690

O dólar fechou estável nesta segunda-feira, com discreta alta frente ao real em uma sessão de volume reduzido.

SILVIO CASCIONE, REUTERS

27 de dezembro de 2010 | 22h03

A moeda norte-americana terminou o dia a 1,690 real, mesma cotação da sessão anterior.

De acordo com Marcelo Oliveira, operador de câmbio da corretora BGC Liquidez, parte das poucas operações do dia esteve ligada à rolagem de contratos futuros. De resto, "com agenda fraca lá fora, ninguém quer se mexer".

O volume de operações registradas na clearing (câmara de compensação) da BM&FBovespa até pouco antes do fechamento era de 2 bilhões de dólares. A média no mês no mercado à vista era de cerca de 3 bilhões de dólares.

A notícia que mais chamou a atenção no exterior, mas com impacto reduzido sobre o real, foi a alta dos juros na China durante o fim de semana. Moedas também ligadas a commodities, como o dólar australiano, chegaram a se desvalorizar com a decisão --mas o movimento perdeu força mais tarde.

Em relação a uma cesta com as principais moedas, o dólar tinha queda de 0,14 por cento, às 16h30.

Pela manhã, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou saldo positivo de 2,174 bilhões de dólares na balança comercial na quarta semana de dezembro. No mês, o superávit comercial é de 3,95 bilhões de dólares e no ano, de 18,86 bilhões de dólares.

O número se deve em parte ao crescimento das exportações, que atingiram 197,999 bilhões de dólares no acumulado do ano e já superaram o recorde de todo o ano de 2008.

Tudo o que sabemos sobre:
DOLARFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.