Publicidade

Dólar cai para R$ 3,14, mas termina a semana em alta

Moeda americana encerrou a semana com avanço de 0,5%; Bovespa acumulou perdas de 2,51%

Por Paula Dias e Álvaro Campos
Atualização:
Mercado reage a incertezas na cena política Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O dólar encerrou a sessão desta sexta-feira, 10, em baixa de 1,58%, aos R$ 3,1439. Alinhada à tendência internacional de enfraquecimento, a moeda devolveu ganhos de dias anteriores após a divulgação do relatório payroll, com dados de emprego nos Estados Unidos. Na semana, porém, o dólar avançou 0,5%.

Já a Bovespa rompeu o ciclo de seis quedas seguidas e terminou o pregão em leve alta de 0,14%, aos 64.675,46 pontos. Na semana, as perdas acumuladas chegam a 2,51%.

PUBLICIDADE

Segundo operadores consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o mercado tinha esperanças de uma grande surpresa positiva com o payroll, que acabou não se concretizando. O relatório serve como um termômetro para antecipar movimentos do BC americano (Federal Reserve, Fed) em relação à taxa básica de juros no país.

Além disso, a proximidade do final de semana aumenta a cautela do investidor, sobretudo na renda variável, que aguarda novidades no cenário político. Em entrevista à rádio CBN, o presidente Michel Temer (PMDB) disse que algum ministro de seu governo pode, eventualmente, pedir demissão do cargo pela pressão após citações em delações premiadas, mesmo antes de ser denunciado formalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Temer destacou, porém, que a abertura de inquérito contra membros do governo não fará com que o ministro seja afastado automaticamente. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.