PUBLICIDADE

Publicidade

Dona do Candy Crush abrirá o capital

King Entertainment tenta vencer imagem de empresa de um só produto para arrecadar mais de US$ 500 milhões em abertura de capital

Por Michael de La Merced
Atualização:

A desenvolvedora do popular jogo Candy Crush Saga espera levantar US$ 532,8 milhões em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com o valor da empresa alcançando cerca de US$ 7,6 bilhões.Num informe revisado, a King Digital Entertainment informou que planeja oferecer suas ações ao preço de US$ 21 a US$ 24 cada uma. No meio desta faixa de preço ela levantaria US$ 499,5 bilhões, com uma valorização de aproximadamente US$ 7,1 bilhões.Caso a demanda seja maior do que o esperado, os subscritores da desenvolvedora de jogos podem vender ações adicionais com base numa opção conhecida como "greenshoe", elevando o montante máximo da oferta até US$ 612 milhões.Se a King Digital vender suas ações pelo preço máximo, então os investidores estarão valorizando a empresa em 54% mais do que ocorreu com a Zynga, a última empresa gigante do segmento de jogos a abrir o capital em bolsa. Além disso, o seu valor de mercado será apenas US$ 2 bilhões menor do que o da Electronic Arts, veterana do setor de videogames.Será uma prova do sucesso meteórico do Candy Crush Saga, que tem uma média diária de 97 milhões de usuários em todo o mundo.Mas as declarações da King Digital levaram muitos analistas a questionar se a desenvolvedora de jogos continuará a prosperar como empresa de capital aberto quando o seu jogo de enorme sucesso começar a perder popularidade. Outro jogo de sucesso da companhia é o Farm Heroes Saga, com uma média de 20 milhões de usuários ativos por dia.A companha pretende registrar suas ações na Bolsa de Nova York com o símbolo de identificação "KING". Popularidade. O Candy Crush foi lançado no Facebook em abril de 2012. O jogo estreou em aparelhos da Apple em novembro daquele ano, seguido de um aplicativo para dispositivos Android um mês depois.O jogo foi baixado mais de 500 milhões de vezes desde seu lançamento. Os jogos básicos são gratuitos, mas jogadores precisam pagar para conseguir "vidas" extras e novas fases. Tal popularidade ajudou a receita da King a crescer de US$ 22 milhões no primeiro trimestre de 2012 para US$ 602 milhões no último trimestre do ano passado.Portfólio. Mas a maior parte desse crescimento foi responsabilidade de Candy Crush e não dos outros 180 jogos que a King oferece para telefones celulares, Facebook ou seu próprio site. A King, que tinha 665 empregados em 31 de dezembro, tem buscado lançar mais jogos em plataformas móveis, um mercado que deve crescer para US$ 17 bilhões este ano, comparado com apenas US$ 6 bilhões em 2010.   (Com Reuters)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.